No ano de São José, novos marceneiros assumem a missão de confeccionar os altares e as esculturas de madeira dos Santuários da Mãe e Rainha de Schoenstatt
Juliana Gelatti Lovato – Começou nos últimos meses de 2020 a transferência e adaptação da produção dos móveis, altar, esculturas e demais artigos decorativos em madeira dos Santuários, da oficina dos Irmãos de Maria, em Itaara/RS, para a fábrica de arte sacra Elson MTA, localizada no município de Faxinal do Soturno/RS. Os novos encarregados dessa delicada missão ainda estão adaptando a estrutura e estudando as habilidades necessárias para reproduzir a belíssima arte que estamos acostumados a ver em todos os santuários.
Elson Biacchi, que pertence à União de Famílias de Schoenstatt, sente-se desafiado pela nova tarefa, já que os altares, esculturas, móveis e adornos são feitos utilizando diferentes técnicas e ferramentas específicas, já raras no mercado. Escultores de madeira, por exemplo, são muito difíceis de serem encontrados.
No caminhão que partiu do Centro Tabor, em Itaara, rumo à fábrica Elson MTA, em Faxinal do Soturno, estavam dois altares que foram iniciados, estão um 40% e outro 30% prontos, duas portas e mais algumas peças, como molduras para o quadro da Mãe e Rainha. Um dos altares está reservado para o futuro Santuário de Maringá/PR.
“A demanda que temos é aprontar um destes que veio em partes para o Santuário de Maringá, para este, eu e o Sr. Ernesto vamos trabalhar juntos. Tem mais duas portas, mas temos de terminá-las, falta bastante. Para as esculturas, vou contar com a tecnologia, mas o que a máquina não fizer, eu mesmo irei entalhar”, explica Elson, em um misto de alegria e temor diante da tarefa a ele confiada.
Até então, esses objetos em madeira eram confeccionados na empresa do Sr. Manfred Worlitschek, membro o Instituto dos Irmãos de Maria falecido repentinamente no começo de 2019. Após sua morte, o trabalho inacabado, bem como as ferramentas e matérias-primas, ficou aos cuidados do seu irmão de comunidade, o Sr. Ernesto Brandstetter, no Centro Tabor, em Itaara. O Sr. Ernesto, também marceneiro, deverá ajudar na adaptação dos processos na fábrica que herdou o trabalho deixado pelo Sr. Manfred.
“É algo a se pensar que, a partir de agora, nosso trabalho irá para todos os novos Santuários…” comenta Elson.
Larga experiência com a Mãe e Rainha
A fábrica Elson MTA criou as Peregrinas Pessoais em 1989, quando iniciou as atividades com o incentivo das Irmãs de Maria de Schoenstatt e dos Padres de Schoenstatt. A partir do ano de 2012, assumiu a fabricação das Peregrinas das Famílias, que antes também eram feitas pelos Irmãos de Maria; criou as Peregrinas dos Jovens a Ocasional e do Comércio. No final de 2019, a Peregrina Auxiliar, réplica fiel da Original do Sr. João Pozzobon, com os detalhes na cruz e um novo sistema de manter as portas abertas e fechadas embutido.
Bom dia!!
Essa semana se Deus quiser começo mais uma peregrinação pelos Santuários Schoenstatt aqui do estado. Primeiro irei à Santa Maria e Itaara depois Santa Cruz e Porto Alegre. Que Deus Pai Todo Poderoso, Mãe Rainha e Pe.Kentenich me conduzam e me protejam por esses caminhos de fé!🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Que benção Nossa Mãe Rainha e Jesus Cristo sempre com tudo cuidado e zelo capacita sempre setvix fiéis, oata serviços d continuar a ey missão svsngrluzsfura com toda perfeição e fidelidade apostólica, eu conheço esse trabalho e sempre que vou ao, sul em Santa Maria visito e mato saudades da Ir. Cinira é dh seu acervo de criatividade, suas discípulas estão mantendo tudo muito fiel, que o Santo Espírito mantenha sempre esse Amor e fidelidade Amém!💒😍😇