A transfiguração da voz para os novos tempos através do Podcast
Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo – Como parte da agenda do 2º Congresso Nacional de Comunicação, aconteceu no dia 7 de julho o Workshop Podcast: uma voz para os novos tempos, que contou com os palestrantes Ir. M. Márcia Silva, jornalista, e Eduardo Cunha, radialista. O evento reuniu pela internet cerca de 70 participantes de todas as regiões do país e de várias comunidades, grupos e ramos do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Durante mais de duas horas os dois palestrante compartilharam suas experiências na missão de comunicadores. Eduardo Cunha resumiu seus mais de 20 anos de trabalho em rádios comerciais e comunitárias, produzindo material audiovisual, aprendendo e improvisando com os recursos disponíveis e solucionando com criatividade alguns problemas relacionados às gravações de áudios e vídeos.
Com a mesma generosidade, Ir. Márcia Silva relatou também sobre as soluções que utiliza para a produção deste conteúdo de áudio que já conquistou consumidores fiéis. Ela adquiriu a experiência na produção do podcast Em Aliança com Maria, material divulgado no dia 18 de cada mês pela renovação da Aliança de Amor.
Especialmente para a evangelização, os podcasts contribuem para o anúncio do Evangelho, funcionando como material pedagógico, promotor e divulgador do carisma do Movimento de Schoenstatt, funcionando como um multiplicador do alcance desta mensagem. Por ser um material assíncrono, como explicou Ir. M. Márcia, ou seja, não vinculado a um horário pré-agendado para ser acessado, possibilita flexibilidade ao seu uso. É possível consumir este conteúdo de áudio no carro, na academia, desenvolvendo as tarefas diárias, independente do que marca o relógio, e repetidas vezes.
Ao longo do encontro, Eduardo e Ir. M. Márcia citam as opções de equipamentos para gravação, dicas sobre fones e microfones, os softwares e suas diferenças e qualidades. Como distribuir e hospedar em sites para o acesso do público e as melhores opções e técnicas para divulgar o material produzido.
Maria José Barbosa, da Campanha da Mãe Peregrina, de Porteirinha/MG, comenta: “O evento foi maravilhoso, de muito aprendizado, principalmente para quem já trabalha na área. Para mim, foi muito bom, apesar de eu só fazer vídeos pequenos para a catequese com crianças e para a Campanha da Mãe Peregrina; pequenos vídeos com recados e rezamos o terço com as famílias pelo Google Meet.”
Por ser um material prático, o podcast tem conquistado “operários” interessados em anunciar Schoesntatt através desta forma de mídia. E envolve famílias como no caso da Maria José, que além de participar do evento, também chamou a filha, Jaqueline Barbosa, que mora em Campinas/SP, para participar. Jaqueline comentou: “Achei muito legal o workshop. A minha mãe me falou dele e fiz minha inscrição. Ela participa de vários grupos da Igreja e, às vezes, eu e as minhas irmãs a ajudarmos com softwares e tecnologias. Então foi legal aprender, porque eu posso conseguir ajudá-la com isso, caso ela se interesse em fazer um podcast no futuro.”
Rafael Melquiades, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, é um dos criadores do podcast Ignis Marie. Ele participou neste encontro e menciona: “Foi muito bom participar do workshop. Como nós temos mais vontade e amor em levar a mensagem Jesus, da Mãe de Deus e do Pe. Kentenich do que propriamente ‘profissionalismo’ no assunto de podcast, foi muito bom ouvir profissionais dando dicas de como melhorar. Achei muito interessante, apesar de contarmos com nossos próprios recursos o apostolado deve ser bem feito no sentido profissional e não de qualquer jeito. Para a Mãe de Deus temos de oferecer nosso melhor”.
Para Gilvanilda Vilar Carvalho Bulhões, de Maceió/AL, “participar do workshop foi uma excelente experiência, realmente uma noite de ideias, inspirações e muito aprendizado”. Ela complementa: “Estou na Coordenação Arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina e com certeza o podcast vai facilitar a divulgação da riqueza que temos no Movimento Apostólico de Schoenstatt e atingir as famílias schoenstattianas que são mais de 25 mil na arquidiocese”.
Contando com a participação do Pe. Marcelo Pablo Aravena Gutierrez, pertencente ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, que concedeu as bênçãos inicial e final ao evento, o grupo se despediu com o sentimento de que poderiam ter conversado muito mais sobre este assunto.
Fica o convite para o próximo encontro programado pelo 2º Congresso Nacional de Comunicação agendado para 4 de agosto com o tema: “Redes Sociais: Como lançar as Redes nos meios digitais”, com as palestrantes: Luísa Monteiro, publicitária, e Monique Vaz, designer, horário: 19h30min