O grupo do Terço dos Homens do Regional Nordeste I se consagra à MTA
Inácio dos Santos Jr. – No último dia 10 de julho, na cidade de Ubajara/CE, Paróquia de São José, Diocese de Tianguá/CE, 15 homens do Terço dos Homens selaram sua Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável. Este tornou-se um momento ímpar e muito emocionante na vida de cada um, marcado por oração, espiritualidade e, sobretudo, fraternidade.
Esses 15 homens fizeram uma caminhada de estudo sobre a Aliança de Amor. Preparando-se para a consagração, tiveram um retiro espiritual na manhã do dia 10, no qual reviveram cada etapa de sua vida, sendo meditado como Mistérios Dolorosos e Gloriosos na infância, adolescência e vida adulta. Cada um reviveu sua vida em um breve momento de reflexão e interiorização. Ao final, os irmãos partilharam suas experiências. O Pe. Vitor Possetti, na conclusão do retiro, diz aos homens que esse é o intuito da Aliança de Amor, fazer com que os homens sejam totalmente de Maria, que sejam como pedras que se deixam moldar pelas mãos de Maria.
Victor Feitosa disse, em suas palavras, que “a Mãe e Rainha está em cada pessoa que está ao seu lado; em cada gesto de amor de seus semelhantes para com ele”. Luiz César Alves Pereira fala sobre a Aliança de Amor como um novo propósito de levar a Mãe e Rainha a cada um dos lares, a cada homem.
Raimundo Inácio dos Santos disse que “selar a Aliança é se entregar por inteiro nos braços da Mãe, é deixar-se ser moldado e ensinado, assim como ela moldou e ensinou ao seu filho Jesus Cristo. É entregar-se por inteiro, colocar no Capital de Graças todas as suas alegrias, tribulações, aflições e dizer: Mãe, a ti toda honra e louvor”.
Maria é porta do céu
Às 15 horas, os homens rezaram o Santo Terço e logo após começou o grande momento da Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável. Uma linda ocasião, rica de graças derramadas sobre o Santuário Paroquial da Mãe e Rainha, em Ubajara.
O rito começou com a leitura de um trecho do Documento de Fundação de Schoenstatt, logo depois foi lido os nomes dos homens que selaram a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha. Veio então o canto de invocação ao Espírito Santo, enquanto acendiam as velas para renovar as promessas batismais. Por fim, o grande momento: cada um aproximou-se do altar para entregar suas ofertas ao Capital de Graças e selar a Aliança, escrevendo seu nome no Livro da Aliança e recebendo o símbolo escolhido, a Cruz da Unidade.
Ao final do encontro todos voltaram para Tianguá/CE, onde tiveram a missa, na Sé Catedral, presidida pelo Pe. Vitor. Na homilia ele relembrou o amor que a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável tem para com cada um e o prazer de ver 15 homens selando seu amor para com ela.
Na manhã do dia seguinte, dia 11 de julho, antes do café, os homens se reuniram na capela da sede da RCC (Renovação Carismática Católica), onde estavam hospedados, e rezaram o Santo Terço. Talvez somente nesse momento conseguiram perceber a grandeza de terem selado a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável, sentiram na pele este amor da Mãe e de lá foram enviados para propagar esse amor.
Essa iniciativa é um grande exemplo a todos nós Homens do Terço, em sermos consagrados a Nossa Santa Mãe Santíssima, ( Mãe Rainha )