Poemas e ilustrações inspirados em São José
“José, se você era homem como eu…”, este trecho do primeiro poema talvez caracterize bem o e-book JOSÉ, lançado pelos diáconos Filipe Araujo e Rafael Flausino, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Neste ano marcado com o selo da vida deste homem, o livro digital apresentado reúne poemas e ilustrações sobre São José, em uma “tentativa de conhecê-lo como ser humano e ver as semelhanças que existem entre nós e ele”.
Abaixo os autores apresentam e explicam os detalhes da obra:
Ficha técnica
E-book: José
Autores: Filipe Araujo; Rafael Flausino
Nº de páginas: 36
Formato: PDF
Como adquirir: Entrar na página https://www.hotmart.com/product/jose-3/T56238265B e seguir os passos indicados
Mais informações: página @art.soprar no Instagram
Sobre o e-book
Qual o tema deste livro digital e por que publicá-lo?
Filipe: O livro gira em torno da figura de São José, desde uma perspectiva mais subjetiva e humana. Nós estamos acostumados a vê-lo como um grande santo, e de fato ele é, mas isso talvez possa ter feito com que nós nos esquecêssemos de que ele foi um ser humano como nós. Nós conhecemos pouco sobre ele, os Evangelhos nos revelam apenas algumas informações. Além disso, nós sabemos menos ainda do seu mundo interior, que permanece misterioso. Os poemas foram escritos em uma tentativa de entrar no mistério de São José para tentar conhecê-lo como ser humano e ver as semelhanças que existem entre nós e ele. E aqui entram vários temas: o medo que ele provavelmente sentiu diante da missão, as dificuldades que ele enfrentou tanto em Belém como na fuga para o Egito e, sobretudo, a grande comunhão que ele viveu com Jesus e com Maria. Em uma perspectiva mais schoenstattiana, eu diria que no fim das contas esse é o tema principal do livro: a santidade de José nos seus vínculos com o Menino Jesus e com a Mãe do Salvador, que são vínculos de um amor sem igual (de pai e de esposo). Eu me atrevo a dizer que São José chegou a ser santo sobretudo por meio desses vínculos. Essa foi sua Aliança de Amor.
Rafael: O livro também fala de um caminho de encontro com a pessoa de São José. É um caminho espiritual através da arte. A arte tem essa capacidade deslumbrante de fazer as coisas entrarem no nosso interior através da beleza, seja das palavras ou das imagens. Então, por que não usar esse caminho da arte para fazer são José entrar na nossa vida? E São José, que apesar de viver uma vida cheia de dificuldades, de dúvidas e de desafios, também esconde detalhes de sua vida onde transborda a beleza e a bondade, a ternura e a coragem. Os poemas e as ilustrações querem fazer vir à tona o mistério do seu caminho de salvação que é espelho para o nosso.
O que as pessoas encontrarão nele?
Filipe: Esse livro é reflexo de uma amizade com São José que foi crescendo aos poucos. Eu diria que as pessoas poderão encontrar um convite para ficarem mais amigas de São José e, nessa amizade, poderão encontrar um modelo humanizado de ser humano e, portanto, um santo bem próximo de nós. São José, como pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, pode ser um grande aliado na maneira como nós vivemos nossa fé. Através dos poemas, aprendi muito com ele e espero que esses versos possam servir aos demais também.
Rafael: Neste sentido, o livro também pode ser um caminho pessoal de identificação com o santo, como o primeiro poema mesmo diz: “José, se você era homem como eu…”. Da identificação à devoção é só um passo. E com a devoção teremos um novo amigo para a nossa caminhada aqui na terra.
Precisávamos mesmo de ver SJose como um Santo mais conhecido e mais próximo de nós.Bela iniciativa dos idealizadores desta idéia real.