“Estávamos todos com saudade do abrigo do Santuário”
Ir. M. Vilma Vassoler – O 1º domingo de agosto (dia 1), no mês das vocações, teve a Cantata da Juventude coroando a noite no Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt de Jacarezinho/PR. O reencontro presencial contou com a participação de 34 jovens da Juventude de Schoenstatt e do grupo de jovens Jocemista. Eles chegaram das cidades de Itambaracá/PR, Abatiá/PR, Bandeirantes/PR, Santo Antônio da Platina/PR e Jacarezinho. Além deles, a cantata foi transmitida e houve participação online do público.
O grupo se reuniu na Tenda dos Peregrinos, onde todos vivenciaram momentos de muita alegria, descontração e espiritualidade. “Decidimos realizar a cantata tanto em forma presencial, quanto online (apesar do foco ser a presencial) para termos esse contato com as juventudes da nossa região. As coisas estão voltando, aos poucos, e achamos que seria importante realizar algo para ser a ‘luz’ de todos nesse momento de nova movimentação”, explica Allan Queiroz, da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas).
O ponto culminante foi a adoração e Bênção do Santíssimo, oficiada pelo Pe. Marco Rosim. Em seguida dirigiram-se ao Santuário, onde entregaram à Mãe de Deus suas intenções e a de todos os jovens e a gratidão pela alegria de estarem no Santuário depois de tanto tempo. “Foi esplêndida a experiência de correr atrás, ter esse movimento de novo e ver o pessoal se esforçando, trabalhando para que fosse tudo perfeito na medida do possível”, comenta Allan.
Após se alimentarem espiritualmente, os jovens tiveram também uma refeição em comum. E assim partiram em retorno para suas cidades com os corações repletos de ânimo e esperança e fortalecidos pelas graças do encontro com Cristo e Maria.
“Estamos há praticamente um ano e meio sem eventos presenciais e o fogo acaba se enfraquecendo. E, com a música, quisemos levar pelo menos um pouquinho do abraço da Mãe de Deus. Após, tivemos adoração ao Santíssimo, com a reflexão de que Deus sempre está presente e se faz presente todos os dias em que somos obrigados a não estar juntos com aqueles que amamos”, diz Keliane Falco, da Jufem de Bandeirantes/PR. “A experiência foi incrível. Acredito que posso dizer pelos outros que participaram: estávamos todos com saudade do abrigo do Santuário e de sentir Jesus presente em nosso meio”.