Um projeto para levar cuidados em saúde e bem-estar à população de Salvador/BA
Karen Bueno – Visualize a cena: um grupo de quatro profissionais da saúde reunido à sombra de uma árvore de jambo, ao lado do Santuário de Schoenstatt. Elas estão ali por um motivo especial: neste dia vão selar a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, após meses de formação. A conversa entre elas fala sobre o momento único que estão vivendo, mas não para nisso. Há uma pergunta comum que inquieta a todas: não poderíamos fazer algo para ajudar as famílias, dentro da nossa área de trabalho?
Assim surgiu, em Salvador/BA, no Santuário da Mãe e Rainha, o GRUPO SAGRADO CUIDADO, a partir do círculo de preparação para a Aliança de Amor. Algumas profissionais da área da saúde se uniram para levar cuidados clínicos a pacientes que têm dificuldade de acesso a esses serviços.
Márcia Cristina Almeida Magalhães Oliveira, que coordenou o Círculo da Aliança, é nutricionista e professora de Nutrição. Ela conta sobre a iniciativa: “Sagrado Cuidado é um apostolado de Schoenstatt e foi criado por várias mãos e desejado desde o início. Eu fiquei muito feliz, porque já era um desejo antigo meu e, pela Aliança de Amor, foi possível juntar com outras pessoas que também tinham esse desejo. Eu sempre tive uma grande vontade de fazer algo pelo próximo, principalmente na área de saúde e especialmente agora que estamos em período de pandemia. Coincidiu que nesse processo da Aliança, nós nos encontramos: uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma enfermeira e uma dentista. No dia da Aliança, a gente firmou um compromisso de levar adiante um grupo que pudesse doar atendimento em saúde para as pessoas”.
Primeira Feira da Saúde
No último sábado, dia 31 de julho de 2021, o Grupo Sagrado Cuidado organizou a primeira Feira da Saúde. Ela foi realizada na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Boca do Rio, em Salvador. Participaram seis nutricionistas, um cardiologista, uma assistente social, duas psicólogas, uma fisioterapeuta, um gastroenterologista, três clínicos gerais, uma pediatra, também estudantes de Medicina e de Nutrição, oferecendo serviços à comunidade. 44 pessoas foram atendidas durante essa manhã.
Entre as atividades desenvolvidas, houve testes de hepatite, testes de glicemia, mensuração da pressão arterial, orientações nutricionais voltadas para diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras doenças, suporte adicional e toda uma assistência em rede voluntária de profissionais da área da saúde.
O Pe. André Luís dos Santos Alencar, pároco da comunidade que recebeu a ação, comenta: “A Feira da Saúde teve, em nossa Paróquia, uma experiência muito rica em dispor para a comunidade do bairro da Boca do Rio os serviços médicos de diversos profissionais. Sempre é importante esse serviço num bairro tão populoso e popular como o nosso, onde muitos não encontram atendimento e orientação de saúde adequados no serviço público. Para nós, Paróquia São Francisco de Assis, sempre é uma alegria encontrar parcerias tão disponíveis e dispostas para esse serviço, pois sempre é importante servir aos irmãos e aos necessitados com dignidade, além de grande fervor espiritual”.
Márcia conclui dizendo que “hoje a comunidade de Schoenstatt está muito feliz, porque nós levamos assistência médica, nutricional, fisioterapêutica, psicológica, odontológica para a comunidade de forma gratuita, sem custo algum. As famílias são atendidas com muito carinho, de forma humanizada. Estou extremamente feliz com essa possibilidade porque eu sei que quem está no comando é a nossa Mãe. Acredito que essa feira é a primeira de várias, porque um sonho que se sonha junto vai além”.
Parabéns pelo belíssimo trabalho, Deus continue abençoando todos vcs profissionais da saúde