Como lançar as redes nas mídias sociais? Uma noite de estudo
Mariane Teles – Quantas vezes por dia você aperta o botão publicar em suas redes sociais? Uma ação tão simples que pode e deve ter um objetivo por trás, principalmente quando o foco está na evangelização no mundo online. Foi a partir desse aspecto que, na noite da última quarta-feira, dia 4 de agosto, a publicitária Luisa Monteiro e a designer Monique Vaz apresentaram o tema “Redes Sociais: como lanças as Redes nos meios digitais”, pelo sexto workshop do II Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt.
Reunindo pessoas de três países e 62 municípios do Brasil, da Pascom e diversos ramos do Movimento de Schoenstatt, o workshop pôde contribuir de maneira prática no aprendizado de estratégias para o uso dentro das redes sociais e, assim, facilitar a comunicação com o público.
A Luisa, que possui experiência em sua área há dez anos, abordou primeiramente os diferentes tipos de mídias e quais são as mais adequadas para os santuários e comunidades usarem. Ela citou como exemplo os mais usados, Instagram, Facebook, e WhatsApp, mas também trouxe as características do Twitter, Telegram, Snapchat e Tiktok – esse último com bastante destaque do seu uso entre os jovens.
Outro ponto visto foi como traçar estratégias seguindo o passo a passo: definir objetivos, encontrar público-alvo, criar um calendário de publicações, prestar atenção às tendências, desenvolver pilares de conteúdo, mapear ferramentas de criação e monitorar as interações. Em todos esses tópicos, a palestrante Luisa mostrou exemplos de cases e foi dando dicas essenciais aos participantes.
Na segunda parte da noite, Monique Vaz expôs a importância do aspecto visual das mídias sociais. Muitas marcas e empresas são identificadas apenas por suas cores caraterísticas, isso comprova que uma identidade visual bem elaborada, com bons elementos e uma paleta de cores própria, contribui para o sucesso da transmissão de uma mensagem.
Outros elementos como tipografia e imagens foram apresentados pela designer, que deu indicações de como usá-los. Monique também ressaltou que no processo de criação, a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que precisa ser treinada e estudada, para isso, ela recomendou aos participantes que sigam perfis que lhe inspiram e afloram essa habilidade. Finalizando e pondo a mão na massa, a palestrante foi mostrando a criação de uma arte do zero utilizando uma ferramenta online de templates, molduras e fotos que auxilia iniciantes no design gráfico.
O participante Gildo Monteiro Júnior, da Diocese de Petrolina/PE, relata que o workshop: “veio contemplar aspectos importantes no uso da técnica para a evangelização, neste tempo em que as redes sociais são nossas valiosas aliadas na difusão do trabalho evangelizador que realizamos. A abordagem feita por Monique Vaz e Luísa Monteiro, designer e publicitária respectivamente, mostrou-nos uma série de informações úteis para a produção e o engajamento do nosso público naquilo que é planejado e postado diariamente”.
O próximo workshop com o tema “Somos tua voz: a rádio a serviço da Aliança!” está marcado para o dia 1 º de setembro, às 19h30min, com os convidados Adrina Costa e Armando Teixeira, da Rádio Milícia da Imaculada. Gildo dá um incentivo para participar dos próximos encontros: “Como articulador da Pascom da minha Diocese, noto que, mais do que aspectos técnicos, cada Workshop é revestido de uma preocupação com a espiritualidade, com a escolha de bons palestrantes, conhecedores do mundo da comunicação e revestidos do espírito de Igreja. Os últimos aspectos fazem com que nos sintamos em casa”.