Rio de Janeiro realiza II Romaria Arquidiocesana da Juventude
Vinicius Cruz – “Jovem, tu me amas?” Este foi o tema da II Romaria Arquidiocesana da Juventude do Rio de Janeiro, realizada no Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Vargem Pequena, no dia 31 de julho de 2021, um dia de muita alegria e de graças.
A Juventude do Santuário do Rio de Janeiro ficou responsável pela animação e recepção dos jovens da Arquidiocese e todos aqueles que chegavam eram recebidos com muita animação, abraços e música.
Os jovens estavam sedentos de um encontro com Nosso Senhor e com a Mãe de Deus. A II Romaria marcou um recomeço, um reavivar na fé diante do cenário pandêmico que estamos passando. Muito esforço, dedicação, união, coragem e amor, foram os ingredientes necessários para o sucesso desta II Romaria. O Santuário Tabor da Redenção da Família estava todo preparado, obedecendo todos os critérios estabelecidos para o enfrentamento do COVID-19.
A banda Una assumiu a missão de animar a juventude, que chegou para o evento de diversos vicariatos e de outras dioceses. Dentre os conteúdos de formação, o Pe. Thiago Nascimento falou sobre o V capítulo da Exortação Apostólica Christus Vivit, no qual o Santo Padre, Papa Francisco, traz os meios para o “Caminho de Juventude” que levam a Deus.
“Cada um aqui veio por um caminho, uns de mais perto e outros de mais longe. Jovens de vários vicariatos e regiões da cidade. De fato, cada um de vocês trilha um caminho diferente, seja na paróquia, pensando em uma vocação específica, estudando para uma profissão determinada, são vários os caminhos que nós podemos trilhar. E dentro da Igreja nós não enxergamos simplesmente uma expressão única de juventude; aqui, no meio de vocês, eu vejo uns mais carismáticos, outros talvez mais tradicionais. São vários os caminhos, são vários os carismas da Igreja, mas todos eles devem nos apontar ao único caminho que é Cristo Jesus”, disse o Pe. Thiago Nascimento.
Em seguida, a Jufem (Juventude Feminina de Schoenstatt) fez uma apresentação aos jovens – “Conhecendo Schoenstatt” – com vídeos e testemunhos sobre o Movimento.
Logo após a refeição foi a hora de retornar à Tenda dos Peregrinos. Na parte da tarde houve o show do Cantor Marcos Martins, Missionário da Canção Nova Rio, natural da Diocese de Petrópolis/RJ. Ele também animou os jovens com canções alegres, falou sobre sua experiência de entrar no Santuário e seu testemunho de vida que emocionou a muitos que estavam ali.
Esse dia também contou com adoração ao Santíssimo Sacramento, com participação livre e espontânea dos jovens diante de Jesus.
A Santa Missa coroou e finalizou o dia com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Em sua homilia ele ressaltou a importância do chamado de ser jovem: “Precisamos levar a sério a palavra do Senhor, na escola, na sua casa, na sua vizinhança. Precisamos nos deixar ser revestidos pelo Espírito Santo. Vivemos em tempos muito difíceis, não só pela pandemia, mas também devido a muitas divisões, polarizações, ódio, rancor e violência. Vocês jovens são chamados por terem encontrado em Cristo pão da vida e encontrar em Cristo a própria vida que alimenta no deserto desse mundo para passar de uma escravidão para uma vida nova, se revestir do homem novo, como pessoa nova segundo Deus. Não mais como os pagãos que não têm fé, mas como pessoas que têm um coração novo, tenha uma mentalidade e uma vida nova”.
Maria Eduarda Marotta comenta: “Para mim foi uma tarde de muita unção e benções, um pedacinho do céu aquela capelinha”. Maria Fernanda Marotta, da Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, falou sobre sua experiência ao participar do evento: “Participar da II Romaria Arquidiocesana da Juventude foi uma experiência incrível, uma benção. Nunca havia ido ao Santuário e me apaixonei. Foi um dia maravilhoso, em que era possível sentir nitidamente a presença e o amor da Mãezinha. Amei muito”.