“Canta Igreja ao teu Senhor” – Schoenstatt faz parte dos 50 anos da Diocese
Raimundo Inácio dos Santos Jr. – No último dia 22 de agosto, realizou-se no patamar da Sé Catedral de Senhora Sant’Ana, em Tianguá/CE, a santa missa em ação de graças pelos 50 anos de instalação da Diocese de Tianguá. Na alegria pelo jubileu de ouro, os schoenstattianos recordam as contribuições que o Movimento deixou na história da diocese.
Luzia Maria da Silva Freire e Fernando de Assis Freire, coordenadores diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina, agradecem a acolhida e o apoio dos párocos e bispos nesses 50 anos e contam: “A Campanha da Mãe Peregrina está presente em nossa Diocese há mais 30 anos. A Mãe visita mais de 20 mil famílias, levada por mais de 700 missionários e missionárias, numa atitude de escuta, de acolhida e propondo a oração, com o objetivo de promover, em cada lar, um encontro com Jesus, através da Mãe e Rainha, que o leva nos braços”.
Segundo o casal, “nossa Mãe e Educadora tem a missão de cuidar de cada filho com muito cuidado e amor, contando com a nossa colaboração. Ela tem nos ensinados a viver de maneira concreta nossa aliança batismal, sendo uma Igreja viva e atuante. Muitos frutos se percebe na diocese pela ação da visita da Mãe: filhos que viviam afastados da Igreja retornaram à casa de Deus e hoje muitos atuam servindo nos ministérios da Igreja”.
Um dia para celebrar e agradecer
Na Santa Missa jubilar, o presidente do Regional Nordeste I da CNBB, Dom José Luís Gomes de Vasconcelos, enfatizou o trabalho que foi se realizando ao longo desses 50 anos; começou sua homilia com o tema do jubileu, “Canta Igreja ao teu Senhor”, e recordou as pessoas que foram protagonistas na constituição da Diocese.
Ao final da celebração, foi lida a carta de Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil; do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; de Dom Adalberto Paulo da Silva. E a mensagem de Dom Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza/CE, e de Dom Francisco Xavier Ernandes Arnedo, bispo Emérito de Tianguá.
Ao final, Dom Edmilson Neves Ferreira agradeceu a todos que se juntaram para formar, de forma diferente, o grandioso jubileu realizado, mesmo com todos os desafios, devido à pandemia, mas não deixaram de evangelizar e nem de fortalecer a Igreja, uma Igreja em saída, que fortalece os centros urbanos com a palavra do senhor, pois vive em um estado de missão permanente. Terminando sua fala, decretou encerrado o ano jubilar da Diocese de Tianguá.
Pegadas de Schoenstatt na Diocese
Recordando os principais eventos que marcaram esses últimos ano, em 2020 aconteceu o IV Encontro da Região Norte, para missionários, coordenadores e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O encontro foi realizado na Paróquia Santa Luzia, em Timonha/CE, com a presença de uma imagem histórica da Mãe e Rainha, do tempo de João Luiz Pozzobon.
Em 2019 houve a III Jornada Regional da Campanha da Mãe Peregrina na cidade de Chaval/CE, com formações e palestras da assessora Ir. M. Cassiana Jänisch. Em 2018 teve a II Jornada Diocesana da Mãe e Rainha, na cidade de Barroquinha/CE, com a presença e a bênção do bispo diocesano, Dom Edmilson Neves Ferreira.
E recentemente, agora em 2021, a Diocese de Tianguá celebrou a Aliança de Amor selada pelo primeiro grupo de homens do Terço dos Homens Mãe Rainha, no último dia 10 de julho.
Luzia e Fernando concluem dizendo: “Somos um exército da Mãe, Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt: coordenadores, missionários, famílias da Mãe Peregrina e também os Homens do Terço, que louvam e agradecem a Deus por fazermos parte dessa grande Obra de evangelização e pelos 50 anos da nossa Diocese de Tianguá”.