Um sim renovado com amor e entusiasmo, como aquele dito pela primeira vez, há 50 anos
Karen Bueno – Quatro vozes se juntam para, mais uma vez, dizer “sim” a Deus Pai. Renovando seu compromisso de entrega e de fidelidade à missão, as Irmãs M. Ane Gonçalves, Ir. M. Elmira Hunhoff, Ir. M. Nelma Wickert e Ir. M. Helena Dal Molin celebram 50 anos de vida consagrada no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt. A missa jubilar aconteceu no Santuário de Atibaia/SP nesta quinta-feira, dia 26 de agosto de 2021.
Durante a homilia, o Pe. Francisco Gonçalves, capelão do Santuário e presidente da celebração, menciona que “o sim das senhoras, renovado a cada dia, é o mesmo sim de Maria, que traz luz para a humanidade neste tempo de trevas. Esta é a hora de brilhar a luz… a situação atual é uma porta aberta para encontrar a Deus e fazer brilhar a sua luz… É tempo de brilhar a filialidade heroica que ilumina com a esperança”.
Todas elas, cada uma a seu modo, fizeram “brilhar a sua luz” em diversos apostolados e tarefas, seja no interior da comunidade, seja no Movimento Apostólico ou na vida da Igreja. A Ir. M. Helena Dal Molin, que atualmente é assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em quatro dioceses do Rio Grande do Sul, conta: “Nesses 50 anos experimentamos sempre a proteção, a mão de Deus e de nossa Mãe e Rainha que caminharam conosco, que nos orientaram e guiaram para se chegar até aqui. Foram muitos momentos de alegria e, claro, também de sofrimento e de cruzes, que fazem parte da nossa vida. Chegando esse dia, a gente se surpreende que já se passaram 50 anos, uma vida totalmente entregue à missão de Schoenstatt, à missão do nosso Instituto”.
Atualizando-se sempre, Ir. M. Helena precisou, neste tempo de pandemia, se adaptar para realizar vídeo-conferências com coordenadores e missionários da Campanha. “A força para atuar vem da missão: Enquanto temos força e saúde, queremos dar tudo pela missão, especialmente pela Campanha da Mãe Peregrina, pela qual eu me entusiasmo muito, porque ela leva Jesus e a Mãe até as famílias, para transformar e evangelizar as famílias. Como dizia João Pozzobon, queremos dar tudo pelas famílias”.
Ir. M. Helena atende a Arquidiocese de Santa Maria e as Dioceses de Santo Ângelo, Cruz Alta e Cachoeira do Sul. Ela, recordando o passado, lembra-se de algo que marcou sua vida: “Eu sigo o exemplo do Sr. João Pozzobon, a quem conheci e tive ocasião de acompanhar em alguns lugares para levar a eucaristia, no apostolado que ele fazia. Ver uma pessoa como João Pozzobon, tudo o que ele fez pela Mãe, me dá força; então, enquanto eu puder fazer alguma coisa pela Mãe, eu vou fazer”.
Seu grande sonho, para os próximos anos, é “poder assistir a beatificação de João Pozzobon”.
À luz dos 50 anos vividos, para todas fica a gratidão pelo chamado e o desejo de viver, em fidelidade, a Aliança de Amor por todos os tempos.