Coroinhas são enviados em missão no Santuário de Araraquara/SP
Beatriz Yokoo – Neste mês, no último dia 15 de agosto, a Igreja comemorou o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. São Tarcísio acolheu o chamado do Pai e foi libertar os presos de uma escuridão sem Deus, sem fé. Tarcísio, por meio de seu trabalho pastoral, levou Cristo a quem não poderia ir até Ele.
E qual mês seria mais especial do que este, dedicado às vocações, para as crianças dizerem seu “sim” à vocação de ser coroinha? Todo coroinha é um vocacionado, recebeu um chamado de Deus para realizar uma missão específica na vida da Igreja e, ao mesmo tempo, é chamado também a ser instrumento para a edificação do Reino celeste na realidade do mundo.
Três pequenos missionários
No Santuário de Araraquara/SP, Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, três crianças disseram seu “sim” para o serviço ao Santo Altar, neste dia 29 de agosto de 2021: Eloah Azanha, que já participa do Movimento de Schoenstatt dentro das Apostolas Luzentes de Maria; o Bernardo Belmonte Jorge, que faz parte dos catequizandos do Santuário; e a Lavínia Pradella, catequizanda do Santuário.
Durante a homilia, o Pe. Jose Marcelo Araújo disse: “Vemos os nossos pequenos, que hoje receberão a graça de poder ajudar e estar tão perto de Jesus presente na Eucaristia. Um serviço que não é para eles, um serviço que é para a Igreja de Deus. Tão pequenos e jovens ainda, mas com uma missão tão grande e digna: nos ajudar a receber Jesus eucarístico”.
A preparação
Os coroinhas foram preparados durante dois meses, com reuniões todos os domingos, logo após a Santa Missa, da qual participavam junto com seus pais. Como contribuição ao Capital de Graças, para este momento tão importante, eles se comprometeram a rezar diariamente a Oração de São Tarcísio.
Enviado em missão, começa agora a dupla tarefa de servir a Jesus eucarístico diante do altar e também com a própria vida, como disse o Papa Francisco a eles: “O Senhor Jesus chamou-te para servi-lo na liturgia da Missa. É para ti uma oportunidade única para encontrá-lo, amá-lo mais e comprometer-te com Ele. Mas, como deves ter notado, a Missa termina com as palavras do sacerdote: “Ide”. Depois de termos servido Jesus na Missa, somos todos chamados a servi-lo na nossa vida quotidiana, no encontro com os nossos irmãos e irmãs: somos enviados em missão. Somos enviados em missão, não te esqueças!”[1]
Para mais informações do Santuário de Araraquara, acesse: schoenstattararaquara.com.br
[1] Mensagem em vídeo do Papa Francisco aos ministrantes franceses, 12 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/papa-francesco_20191112_videomessaggio-ministranti-francesi.html