Casais do Jaraguá reiniciam as atividades
Sueli Vilarinho – No dia 22 de agosto de 2021, a Liga de Famílias de Schoenstatt do Jaraguá, São Paulo/SP, se reuniu à sombra do Santuário para realizar a missa de maneira online e presencial pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. Pe. Marcelo Aravena presidiu a celebração, na qual participaram os casais e a assessora Sra. Raquel Padilla.
Pe. Marcelo explica, ao início, que estão celebrando, nessa santa missa, a fé e também a consagração do Santuário Lar de duas famílias: casais Margareth e João Alencar e Fátima e Cesar Tavoni.
Em sua homilia, o padre diz sobre a leitura do Evangelho: ‘Onde iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’. Ele alerta: “Muitas vezes olhamos para o céu rezando muito, mas esquecemos que os nossos pés estão no chão. Nossa religiosidade tem que ser algo que transforme a vida, a religiosidade e espiritualidade podem ser uma saída do mundo, mas não! Temos que estar aqui no mundo que nos rodeia”.
Falando em abrir-se ao Espírito Santo, Pe. Marcelo diz: “Pensemos num balão. Qual é a dinâmica do balão? Você enche de ar quente e ele fica cheio e sobe. Sobe mais e mais, de acordo com o peso que vou tirando do cesto, e depois? O balão voa. Interessante que não voa com a força do motor, mas sim com força e a direção e orientação do vento. O voo incrivelmente silencioso se desloca suavemente sobre o mundo, interrompido as vezes pela chama que tem que manter o balão cheio. Experiência incrível. Tem a ver com o que se passa com o Espírito Santo. Em nossa ascese, em nossa vida espiritual, nos deixamos encher por essa força do Espírito e depois nos deixamos levar por Ele, pelo Espírito, para onde Ele quer”.
Além disso, ele complementa: “Por isso, o momento mais difícil de se voar num balão é o pouso, pois o balão não sabe onde vai pousar e tem que ir calculando. Se o piloto é bom, ele vai conseguir. O Espírito Santo consegue tudo. Ele nos leva para onde quer e depois nos coloca nos chão, onde temos que agir e atuar como católicos schoenstattianos”.
Falando aos casais da Liga, Pe. Marcelo diz: “Talvez este seja o momento de nos perguntarmos, agora que estamos passando por este tempo de pandemia e provação, como é a nossa adesão ao Evangelho de Jesus? Acreditamos realmente que nosso objetivo é ser uma nova criatura em Cristo e Maria para renovar o mundo? Acredito eu na santidade matrimonial e estou positivamente comprometido com ela? Se minha resposta é positiva, se acredito, estou com Jesus e com Maria”.
Assim concluiu Pe. Marcelo: “Vamos renovar com força a nossa Aliança de Amor, a nossa entrega à Mãe e Rainha e à nossa missão”.
Durante a missa foi feita a bênção dos quadros dos casais para os seus Santuários Lares e após a missa houve a entronização em cada casa. Fátima e Cesar Tavoni comentam: “Nós nos alegramos pelo envolvimento da conquista em cumprir a missão e, juntos, proclamar com o Espírito Santo, pois é a luz que preenche e une as necessidades de nossa fé, nosso ‘Santuário Lar Cenáculo da Alegria e Superação’, define por refletir a espiritualidade da nossa família, feita com união e amor”.
Para mais informações do Santuário Sião, acesse: santuariosiaojaragua.com.br