“Jenecherú” representa o espírito deste Santuário, simboliza a brasa ou fogo que nunca se apaga
Enrique Soros – Schoenstatt na Bolívia está em festa e, com a Bolívia, o Schoenstatt do mundo inteiro. Neste sábado, 4 de setembro, às 15h30min hora local (segundo o horário do Brasil será às 16h30min), a tão esperada bênção de seu Santuário acontece em Santa Cruz de la Sierra, em uma área de cerca de cinco hectares em meio à natureza, na periferia da cidade.
A celebração da bênção será presidida por Dom Sergio Alfredo Gualberti, arcebispo de Santa Cruz de la Sierra. Jesús Juárez, arcebispo emérito de Sucre, Dom Estanislao Dowlaszewicz, bispo auxiliar de Santa Cruz de la Sierra, e vários sacerdotes concelebrarão, incluindo os assessores do Chile, os padres Claudio Martínez Cohen e Claudio Martínez Fellman. A Ir. M. Silvia Beltran, que é a assessora da Família de Schoenstatt na Bolívia, também viajará do Chile para esta celebração.
Roger Baldivieso, coordenador de Schoenstatt em Santa Cruz, compartilha que “desde o momento em que nos foi dada a tarefa de sermos coordenadores da Família de Santa Cruz até hoje, sentimos que nossa Mãe fez tudo. Ela só precisava do nosso sim, nós só tínhamos que ser instrumentos. Não poderíamos ter feito isso sozinhos; tudo o que experimentamos foi um grande presente. Nossa Mãe nos deu a oportunidade de experimentar pela segunda vez, após 27 anos, toda a bênção que significa este processo de conquistar e construção de um Santuário”.
Sua esposa, Maria Isabel Di Caulo, coordenadora de Santa Cruz com Roger, expressa: “O maior presente de Maria é esta grande Família de Santa Cruz, ‘Jenecherú, Fogo Vivo da Esperança’, que nos contagiou com sua grande generosidade e sua alegria transparente, e que se entregou com seu próprio motor e por completo; que permaneceu em chamas, apesar de todas as dificuldades que encontramos – convulsões sociais e pandêmicas – que nos obrigaram a adiar três vezes a data da bênção”.
E Roger conclui: “A bênção do Santuário de Santa Cruz marcará uma etapa de muito anseio e muitas contribuições ao Capital de Graças acumuladas. Estamos certos de que será um lugar que derramará muitas graças sobre todos os visitantes e sobre nossa Igreja, pois, como dizia nosso Fundador: ‘A medida das dificuldades é a medida das graças’”.
Roberto Henestrosa, do Ramo das Famílias, relata a gênese da missão de Schoenstatt em Santa Cruz: “O ideal do Santuário foi conquistado durante uma jornada da Família, na qual trabalharam sobre a identidade do boliviano, de Santa Cruz e do schoenstattiano, dando diretrizes que caracterizam nosso impulso empresarial: Santa Cruz, o motor econômico da Bolívia. Somos muito alegres, hospitaleiros e sinceros, cheios de esperança. É por isso que, em tempos difíceis, os jovens, com seu fogo interior, devem irradiar essa esperança para todos. “Jenecherú’ representa este espírito. É uma palavra inventada que simboliza a brasa ou fogo que nunca se apaga”.
O convite para a bênção do Santuário diz que “a Família de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, caminha de mãos dadas com Maria há mais de 20 anos, cruzando vales e despenhadeiros, sempre nos consagrando ao seu amor e nos oferecendo como instrumentos para sua missão. A Família espera, sem perder a esperança, que a Mãe aceite nosso convite e desça com suas graças para tornar realidade o sonho de construir um lar para ela em nossa cidade”. E conclui: “Hoje, esse momento chegou e queremos compartilhar essa alegria e bênção com vocês”, referindo-se à Família de Schoenstatt internacional.
A cerimônia de consagração será transmitida no Facebook “Schoenstatt Santa Cruz” e no canal do Youtube “Schoenstatt International”.
Fonte: schoenstatt.com