Coroar, não reclamar! – Essa e outras atitudes marcam a coroação pela Liga das Mães
Ir. M. Patricia Lemes – O dia 15 de setembro, data marcante para a Família de Schoenstatt, como o dia da Páscoa de nosso Pai e Fundador, o Servo de Deus Padre José Kentenich, foi especialmente vivenciado pela Liga das Mães de Schoenstatt de Londrina/PR. Nesse dia o ramo renovou a coroação da Rainha do Santuário Coração, no Santuário Lar da Liga das Mães. Esta coroa, que foi conquistada pela primeira vez em 1985, por ocasião do centenário do nascimento do Fundador, foi mais uma vez reconquistada por elas. As mães inspiraram-se nas palavras do Fundador, que disse: “Esta constante renovação da coroação nos traz a feliz consciência de que temos um poder divino que se aproxima de nós, através da Mãe de Deus, e conduz a Família por todas as situações; e conscientiza a querida Mãe de Deus que ela seja e permaneça para sempre a regente, a Mãe e Rainha de nossa Família”
A Santa Missa foi celebrada às 15 horas, presidida pelo neossacerdote Pe. Rafael Flausino, Padre de Schoenstatt, na Capela Mãe de Deus. Como presente especial para esse dia, seis novas mães selaram a Aliança de Amor. Pe. Rafael salientou a festa de Nossa Senhora das Dores, recordando a participação da Mãe de Deus na missão do Redentor e da Liga das Mães. Na procissão do ofertório, cada Mãe, entregou seu capitalário na Talha, conquistado neste tempo por mais visitas físicas e espirituais ao Santuário e por uma atitude positiva diante das dificuldades: coroar, não reclamar!
Momento marcante foi a vivência de coroação no final da Santa Missa, quando as Mães, representando seus grupos, fizeram alas com rosas para acolher a coroa totalmente restaurada. Ainda, cada representante saudou a Rainha Custódia Viva em seu quadro que peregrinou até a Capela para este ato, com o nome de seu grupo. Depois desse momento de coroação, todas desceram em peregrinação percorrendo algumas estações que marcaram a aspiração das Mães. Diante da Estátua do Pai e Fundador, no jardim do Santuário, agradeceram a missão Tabor que ele legou neste lugar e a missão da Liga das Mães, que iniciou na cidade de Londrina. Diante do Santuário, entregaram à Mãe a Talha repleta com suas dádivas de amor. Depois, seguiram para o salão da Casa do Movimento, onde oferecera à Mãe, nesse lugar, uma coroa suplicando a beatificação do Padre José Kentenich.
Depois desta última estação, chegaram finalmente à sala das Mães, ornada com flores e totalmente reformada pelo ramo, como presente de coroação à Rainha Custódia Viva. Aí a Mãe de Deus foi novamente saudada no seu trono de graças. “Rainha, custódia viva, empunha o cetro!”
Foi uma grande alegria o reencontro de tantas mães após o tempo de afastamento devido à pandemia. Seguindo todos os protocolos de segurança, as mães puderam celebrar essa hora de graças com um momento alegre entre elas no salão da Casa Tabor de Maria. Karen Fedrigo Pelisson nos conta o que representou para ela este momento: “A coroação nos trouxe esperança de tempos melhores. Renovou a nossa fé, reafirmou em nosso coração o poder régio da Mãe de Deus e seu cuidado maternal sobre nós”.
Que matéria linda !