20 anos de Graças: Surge um novo caminho no Jubileu!
Edson Mikus – A Família de Schoenstatt do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa reuniu-se, no dia 15 de setembro de 2021, para celebrar e demonstrar sua imensa gratidão pela presença da Mãe e Rainha há 20 anos na cidade de Araraquara/SP. Aliás, o dia 15 setembro tem um significado especial para a Família de Schoenstatt internacional, devido à celebração da volta do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao lar eterno, ocorrido em 15 de setembro de 1968.
A celebração solene ocorre nos jardins do Santuário. Na acolhida, as palavras do Pai e Fundador ecoam e recordam a Mãe Santíssima, a Senhora das Dores, e seu amor maternal.
Após a entrada das bandeiras e da procissão de entrada da Santa Missa, a Mãe e Rainha é recebida como Rainha da Alegria Vitoriosa, aquela que esteve ao longo desses 20 anos ao lado de sua Família em todas as situações, educando, orientando, conduzindo e amparando com seu amor incondicional, permitindo chegar a este dia jubilar de grande alegria para todos.
O presidente da celebração, Pe. José Marcelo Araujo, reflete o evangelho de São João no qual, junto à cruz, Jesus entrega sua Mãe como mãe da humanidade.
Em sua homilia, ele descreve as duas dinâmicas – recordar Nossa Senhora das Dores e a realidade da morte e, ao mesmo tempo, celebrar a alegria vitoriosa – como aparentemente coisas antagônicas, mas acentua: “Para nós, cristãos, se unem perfeitamente e nos dão exatamente a tônica da fé cristã. O aparente antagonismo na festa ou na memória de Nossa Senhora das Dores, a Mãe da dor, do sofrimento e a alegria dos 20 anos de fundação de nosso Santuário dizem para nós que a realidade da cruz está intimamente ligada à realidade da salvação, intimamente ligada à uma vida nova, da passagem, que é a Páscoa. Por isso, não há para nós dicotomia diante dessas duas realidades celebrativas, pelo contrário, há uma união, uma grande unidade de uma Igreja que tem uma fé amadurecida no Cristo; o Cristo sofredor é o senhor ressuscitado, libertador. Essa é a fé que nós trazemos em nossos corações e, assim, celebramos esta noite. Celebramos o amor de Deus, que deixou-se consumir do alto da cruz, a grande alegria de vencermos a morte”.
Pe. José Marcelo reforça que “ninguém e nada neste mundo é capaz de vencer a morte, somente nós, cristãos, pela graça do Cristo, vivo, crucificado, ressuscitado, é que temos esta percepção de que a morte é para nós apenas uma passagem, por isso nós vencemos, até mesmo na morte”. Desta forma, conclui: “Faz completo sentido celebrarmos esta data, realmente um dia de muita gratidão e confiança por termos nossa Mãe e Rainha, que nos foi dada no alto da cruz, tão perto de nós, em nossa morada”.
Jubileu de Porcelana – surge um novo caminho: o caminho do amor
No jubileu de 20 anos do Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, eis que surge um caminho novo: “O caminho da Via Sacra, um caminho do amor, do amor de Cristo por cada um de nós!”. Um caminho que foi aberto com muito esforço, ousadia, coragem e, principalmente, com muito amor, confiança, alegria e vitoriosidade, ou seja, entregas ao Capital de Graças (saiba mais).
Em uma cápsula do tempo, construída no caminho da Via Sacra, são colocados os textos, orações, fotos, desejos para o futuro, devendo ser aberta apenas no aniversário de 50 anos, no Jubileu de Ouro do Santuário.
Para encerrar esse momento, a assessora local Ir. M. Gislaine Lourenço, à luz do Santuário, acende as velas do bolo e toda a Família canta os parabéns e se consagra à Mãe de Deus, com muita gratidão por fazer parte e ajudar a construir esta história: Nada sem Vós, Nada sem nós!
Preparação espiritual dos 20 anos: desvendando o caminho novo
A preparação para o Jubileu de 20 anos do Santuário foi realizada com intensa preparação espiritual e vivenciada por toda a Família de Schoenstatt do Tabor Morada da Alegria Vitoriosa: Ramos, Comunidades, Paróquia São João Batista e diferentes Dioceses da abrangência do Santuário (Franca/SP, Jaboticabal/SP, Barretos/SP e Ribeirão Preto/SP).
O caminho de conquista foi feito por meio da meditação da Via Sacra. Entre 13 de maio e 9 de setembro de 2021, foram realizadas lives, às quintas-feiras, com a meditação de cada estação. Ao adentrar o mês de aniversário, setembro trouxe consigo uma caminhada especial de preparação, foram 15 dias trilhando o caminho da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, por meio de reflexões diárias partilhadas sobre cada estação nos canais de comunicação do Santuário.
A preparação espiritual, então, se completa com a Novena da Gratidão, que tem início em 6 de setembro, com a transmissão de reflexões, e se estende até o dia da véspera do grande jubileu.
Para mais informações sobre o Santuário de Araraquara, acesse: schoenstattararaquara.com.br