Jesus pede a todos nós, e a ti também, que sejamos discípulos missionários. Estás preparado?
Basta estarmos disponíveis ao seu chamado e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais quotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo.
Se Cristo te move, se fazes as coisas porque Cristo te orienta, os outros notarão isso facilmente.
E o teu testemunho de vida provocará admiração, e a admiração fará com que os outros se perguntem: “Como é possível que seja assim?” ou “De onde esta pessoa tira o amor com que trata os outros, a amabilidade, o bom humor?”
Recordemos que a missão não é fazer proselitismo. A missão baseia-se no encontro entre as pessoas, no testemunho de homens e mulheres que dizem: “Eu conheço Jesus, gostaria que tu também O conhecesses”.
Irmãos e irmãs, rezemos para que cada batizado participe na evangelização e que cada batizado esteja disponível para a missão através do seu testemunho de vida. E que este testemunho de vida tenha o sabor do Evangelho.
No Vídeo do Papa de outubro, o Papa Francisco pede que todos sejam discípulos missionários na vida cotidiana, nas atividades do dia a dia, testemunhando o encontro com Jesus e vivendo inspirados pelo Evangelho.
Em outubro, mês no qual começa o Caminho Sinodal e se celebra o Dia Mundial das Missões, o Santo Padre mergulha no tema da evangelização da Igreja e chama todos a serem discípulos missionários.
Esta missão, a que todo batizado é chamado, centra-se, sobretudo, em “estarmos disponíveis ao Seu chamado e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais cotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo”.
De Igreja missionária a discípulos missionários
Dentro de alguns dias começará o Caminho Sinodal da Igreja, um apelo a caminhar juntos, como “Povo de Deus peregrino e missionário”. O Papa convida homens e mulheres a deixarem-se “mover” por Cristo e assim darem testemunho de uma vida que contagia os outros, que atrai sem forçar nem exigir.
Ser missionário é buscar e fomentar o encontro pessoal, face a face, pessoa a pessoa. Um fogo que acende outro fogo.