Artistas se unem para fazer o estandarte alusivo à Festa dos 29 anos do Santuário da Mãe e Rainha da Arquidiocese de Olinda e Recife
Julie Bicas – Bandeira é um dos símbolos das festas religiosas e sua confecção requer sensibilidade e inspiração.
Um dos símbolos que representa as festas religiosas em diversas cidades nordestinas é o estandarte, um tipo de bandeira cheia de adereços e rica de significados. Pensando em contribuir com essa cultura que envolve a fé, artistas plásticos de Olinda/PE e de São Lourenço da Mata/PE se uniram para doar sua arte na criação do estandarte alusivo à Festa que comemora os 29 anos do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Nova Evangelização, de Olinda e Recife.
O executor do trabalho foi o artista plástico e produtor cultural Silvio Botelho, conhecido como “pai dos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda”. O artista explica que é uma honra fazer parte da história do Santuário por meio da criação do estandarte. “O estandarte é um distintivo, é a entrada, é a abertura. É mostrar que a magnífica Mãe está acima de todos nós, das nossas cabeças, dos nossos pensamentos”.
Botelho explica que um estandarte traduz a cultura de um povo: “Essa religiosidade está inserida em nossa alma. Convivemos com a religião desde muito cedo e isso nos fez usar da arte como um meio de expressão da nossa fé”, contou.
Características da obra
Medindo quase três metros de altura, o estandarte carrega no centro a imagem sublimada da Mãe e Rainha de Schoenstatt. No alto de sua cabeça está uma coroa dourada, adornada por pedras brilhantes, reluzentes e coloridas. Grandes arabescos sobrepostos em relevo estão na parte superior e inferior do estandarte.
Entre os materiais utilizados, centenas de pedras coloridas, cristais, passamanarias e cordões dourados. “O brilho também vem das pedrarias dos broches. Usamos doze com muito brilho no total”, explica Botelho. Os cristais dão o arremate final e estão ao redor de todo o estandarte.
As quase três décadas da presença da Mãe foram simbolizados por 29 pedras maiores, sobrepostas na parte superior e inferior da obra.
O layout
O layout do estandarte foi criado pelo designer Fábio Júnior Santana, de São Lourenço da Mata. “Quando me pediram para fazer algo para a Mãe Rainha eu pensei em algo que transparecesse muita delicadeza, doçura, que fosse algo mais minimalista, que desse foco principalmente à imagem central, que é a figura da Mãe”. As cores suaves deram o tom à obra. “A cor pérola, o dourado, o azul, a representação dos 29 anos da festa através das pedras, adornos que lembram as igrejas barrocas”.
O ilustrador explica ainda que o objetivo é dar ênfase à imagem da Mãe e Rainha. “Eu tenho um carinho muito especial pela imagem de Maria. Ter Maria como Mãe, Rainha de todos nós, é muito lindo, muito emocionante, toca o coração”, define.
Apresentação e bênção do Estandarte
Na sexta-feira, dia 1 de outubro, centenas de pessoas participaram da abertura da Novena que vai culminar com a grande Festa dos 29 anos da presença do Santuário da Mãe e Rainha em solo pernambucano. “É um momento que ficará marcado para sempre na história do nosso estado. Serão nove dias de preparação, com muitas atividades que abrangem temas como família, transporte, trabalho, educação, arte e cultura”, destaca o reitor do Santuário, Pe. Vitor Hugo Possetti.
Durante a abertura da Santa Missa, presidida por Pe. Vitor e concelebrada por Pe. Afonso Wosny, o estandarte da Mãe e Rainha foi apresentado e abençoado diante de forte emoção, aplausos e fogos de artifício.
De acordo com o reitor do Santuário, Pe. Vitor Hugo, o estandarte é uma expressão de fé. “A Mãe Rainha escolheu este lugar para habitar, para fazer sua terra, para fazer aqui o primeiro Santuário do Nordeste. Por isso o estandarte significa uma grande homenagem à Mãe”.
⇒ Veja a programação completa da novena
Acompanhe mais notícias e fotos nas redes sociais do Santuário: Facebook / Instagram