O último workshop de comunicação fala sobre as possibilidades de transmitir a fé pelas emissoras de TV
Karen Bueno – Como se posicionar? O que falar diante de uma câmera de televisão? As notícias da nossa paróquia e dos nossos santuários interessam aos telejornais? Como podemos levar nossa mensagem de Aliança pelos canais de TV? Essas e outras perguntas foram aprofundadas pelo repórter Lucas Rangel na noite desta quarta-feira, 6 de outubro de 2021, durante o último workshop do Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt do Brasil.
Sob o tema “Igreja em pauta na TV: Caminhos e oportunidades”, cerca de 30 pessoas se reuniram numa sala online para descobrir formas de levar as notícias e a vida da Igreja aos canais de televisão.
O palestrante Lucas Rangel trabalha na TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, vale histórico e região bragantina. Ele menciona, no começo da apresentação, os principais centros religiosos nos quais sua afiliada abrange: o Santuário Nacional de Aparecida, Santuário de Frei Galvão, Comunidade Canção Nova e o Santuário de Schoenstatt de Atibaia/SP. Segundo Lucas, existem muitas oportunidades de levar as notícias e os eventos da Igreja para os telejornais e programas; para isso é preciso estar atento às oportunidades e ser insistente nesse propósito.
Ele explicou como funciona o processo de criação de uma matéria jornalística para a televisão e deu dicas sobre como apresentar as pautas e os eventos religiosos a esses meios.
Edivaldo Luis Toagliari, de Belo Horizonte/MG, comenta: “Foi um workshop muito bom e interessante, carregado de informações e conteúdos necessários para aproveitarmos os caminhos e as oportunidades da comunicação. As estratégias e os modos de organização, as pautas e tudo como se funciona na captação de uma boa matéria demonstram o quanto é importantes o trabalho de uma comunicação bem feita e prestativa para a população”.
As sugestões trazidas pelo apresentador inspiraram a descobrir novas “histórias escondidas” no cotidiano dos grupos da Igreja, pensando principalmente na televisão, mas não apenas nela. Para Ana Clara de Sousa Luna, da cidade de Aurora/CE, o workshop foi “nota dez”, segundo ela explica: “Achei maravilhoso e com muitas informações valiosas. Faço um pequeno programa católico de Schoenstatt com o tema ‘Mãe Acende a Luz’, por uma web rádio, e estou aprendendo demais”.
Para Marcia Kazumi, de Porto Alegre/RS, “foi uma oportunidade de crescimento em meu apostolado e missão na comunicação do Movimento de Schoenstatt. O Lucas nos deixou dicas importantes, desde a elaboração de um release a todo o processo para aceitação e a produção pelo canal de TV. Um longo caminho que envolve pessoas e pesquisas foram desvendados para mim e acredito que para muitos da equipe de comunicação do Movimento. Fomos presenteados pela Mãe e Rainha com este palestrante que foi super solícito, nos atendendo com tanta alegria e desprendimento, passando seus conhecimentos com tanto profissionalismo e nos encorajando para enviar as pautas para os canais: insistir, persistir, sempre com fé”.
Este foi o último workshop temático de comunicação, em 2021, oferecido pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt. No entanto, o melhor está por vir, anote na agenda e participe: de 30 de outubro a 1 de novembro acontece o II Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt. Será totalmente online, com palestrantes do Brasil e do exterior. A programação foi pensada com carinho para vincular, formar e intercambiar conhecimentos e vivências. Em breve divulgaremos mais informações e as inscrições. Seja bem-vindo: “Aliança e Missão: Somos tua voz! Comunicar e transfigurar a realidade hoje”.