Programação intensa marca a Festa dos 29 anos do Santuário de Olinda
Julie Bicas – Romeiros de todo o país participaram da novena e festa do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE, que comemorou 29 anos de atuação. A novena – que teve início no dia 1 de outubro – foi finalizada no último sábado e teve como lema “Mãe Rainha, contigo peregrinamos; conosco és peregrina”. No domingo, a programação da festa foi intensa.
O último final de semana entrou para a história da Família de Schoenstatt e da Arquidiocese de Olinda e Recife: devotos de várias partes do país se reuniram – durante diversas celebrações – para louvar e agradecer pelos 29 anos do Santuário.
No sábado, ao final da tarde, centenas de fiéis participaram da celebração presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Na homilia, o arcebispo destacou o importante trabalho missionário da família de Schoenstatt e o mês das missões. “Somos chamados, alimentados, abastecidos pela palavra de Deus e enviados em missão. A Igreja está onde está o povo de Deus reunido. Agradeço a vocês, padres deste Santuário, por todo bem que têm feito às pessoas em nossa Arquidiocese”, ressaltou.
Ao final da Santa Missa, o reitor do Santuário, Pe. Vitor Hugo Possetti agradeceu a presença do arcebispo e de todas as pessoas envolvidas na novena e organização da festa. O reitor destacou as inúmeras visitas missionárias realizadas em capelas, ermidas e diversos locais da cidade e agradeceu a todos que receberam os missionários. “A partir da espiritualidade da Mãe Rainha, precisamos buscar ser missionários e missionárias, em comunhão com a Igreja em todos os locais onde estivermos inseridos”, enfatizou o padre.
Ao final da Santa Missa, a presidente do Conselho da Família de Schoenstatt, Suellen Figueiredo, fez um agradecimento especial a Dom Fernando Saburido e mencionou: “É muito gratificante saber que a Mãe está em todos os lugares desta Arquidiocese acolhendo seus filhos. É lindo ver que a Mãe Rainha e a Família de Schoenstatt caminham juntas nas paróquias, nas comunidades, em todos os locais de nossa Arquidiocese”.
Depois da Santa Missa, uma vigília luminosa tomou conta de Olinda. Os devotos subiram em peregrinação até o Santuário com o adorno da Mãe e Rainha. O morro onde está localizado o Santuário ficou resplandecente. Foi um momento de muita emoção.
A grande festa
No domingo a programação começou bem cedo. Os primeiros romeiros chegaram antes das 6 horas da manhã para participar da programação que foi intensa. Durante todo o dia, os devotos participaram de celebrações e terços. Ao final da tarde, a Santa Missa de Encerramento das festividades contou com a presença da Banda Sinfônica Beneficente, regida pelo maestro Luiz Joaquim Silva. Ao final da Santa Missa houve a coroação da Mãe e Rainha, um dos momentos mais marcantes da festa. “Coroar a Mãe significa que somos gratos a Ela. É demonstrar nosso amor, nosso agradecimento, reconhecendo a nossa pequenez diante de Maria e de Seu Filho Jesus. O fato de Maria ser Rainha em nossa vida significa que queremos que Ela reine em todos os setores da nossa vida”, finalizou o Pe. Vitor Hugo.
Leia também: