Participação diária na “Quadra Nazarena” durante os dias de festa
Julio Grandi / Karen Bueno – No mês de outubro acontece em Belém/PA o Círio de Nazaré, celebrando a padroeira do estado do Pará e “Rainha da Amazônia”, Nossa Senhora de Nazaré. Anualmente, a festa reúne milhões de pessoas e começa no segundo domingo de outubro, terminando no quarto domingo. Em 2021, a festa oficial começou no dia 10 e vai até o dia 24.
As festividades de Nossa Senhora de Nazaré, chamadas de “quadra nazarena”, acontecem durante duas semanas. Nela, há cerca de cinco anos, o grupo do Terço dos Homens Mãe Rainha é convidado para rezar o terço diariamente à noite, após a missa das 18 horas, fazendo o encerramento das atividades do dia dentro da Basílica Santuário. Durante todo o dia há programações, com missas, visitação à imagem original e outras atividades. Quando termina a missa, normalmente presidida por algum bispo de fora do estado, que é convidado para a celebração, o Terço dos Homens conduz o encerramento das atividades diárias, agradecendo por tudo o que se passou.
O Círio promove as maiores procissões com presença de pessoas no mundo. A primeira procissão acontece no sábado à noite e, numa condição normal, leva cerca de 1,5 milhão de pessoas às ruas, seguindo a berlinda, o pequeno oratório envidraçado que transporta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
No dia seguinte, domingo, cerca de 2 milhões de pessoas fazem o trajeto contrário dessa procissão, retornando ao ponto de partida. É uma festa muito importante para a região e a Amazônia fica toda voltada para ela. Por questões de pandemia, há dois anos as procissões não aconteceram da maneira tradicional.
Para o Terço dos Homens, participar do Círio é um momento de alegria, de união, de levar sua espiritualidade a muitas pessoas, inclusive de fora do estado. É celebrar a Mãe de Deus em sintonia com a Igreja, a serviço das famílias e da sociedade.
Site oficial: ciriodenazare.com.br