Toda a Família de Schoenstatt está representada neste encontro
Karen Bueno – Assessores, dirigentes, representantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt se reúnem todos os anos para o chamado Congresso de Outubro. Este evento entrou na agenda da Família de Schoenstatt há em 1945, por iniciativa do Fundador, Pe. José Kentenich. É um momento de vinculação e unidade familiar, um período de formação, reflexão, diálogo e aprendizado em conjunto entre as lideranças do Movimento.
No Brasil, o Congresso acontece anualmente em cada um dos quatro regionais: Sul, Sudeste, Paraná e Nordeste, sempre durante ou próximo ao mês de outubro.
Como surgiu o Congresso de Outubro?
A proposta inicial deste encontro foi agradecer a Mãe de Deus por ter vencido todos os desafios que surgiram durante a II Guerra Mundial. Mas também era um momento de renovação e de preparação. Com o final da guerra despontaram novos problemas diante da Igreja e da sociedade (como o coletivismo acentuado e a massificação). Por isso, Pe. José Kentenich introduziu, em 1945, a assim chamada “Semana de Outubro” – pois se tratava realmente de uma semana inteira de formação.
Ao redor do dia 18 de outubro, dia da fundação da Obra, os dirigentes, representantes de todas as comunidades schoenstattianas deveriam se encontrar em Schoenstatt para renovar e aprofundar o contato mútuo e, ao mesmo tempo, formar-se na linha apostólica e pedagógica. O Pe. Kentenich definiu a Semana de Outubro como “semana de reflexão e de rearmamento”. Devia servir para rever a história com gratidão, para analisar o caminho percorrido até aquele momento e também para dar diretrizes ao futuro.
Destaca-se, na história de Schoenstatt, a Semana de Outubro de 1946. Na presença de dois bispos*, ambos filhos da comunidade de Schoenstatt, os presentes, em nome de toda a Família de Schoenstatt, renovaram a coroação da Mãe Três Vezes Admirável que o Pe. Kentenich fizera em Dachau no dia 18 de outubro de 1944. Além disso, foram depositadas atrás do Santuário Original as urnas contendo os restos mortais de dois mártires schoenstattianos do tempo do nazismo: Pe. Alberto Eise e Pe. Francisco Reinisch.
Atualmente o Congresso de Outubro acontece em diversos países, reunindo os representantes locais para esse momento de discernimento em conjunto e unidade; é um meio importante para se viver o carisma de Schoenstatt com fidelidade ao que o Fundador sonhou e com abertura às novidades que o Espírito Santo inspira.
Referências:
MONNERJAHN, Engelbert. Padre José Kentenich: Uma Vida Pela Igreja.
*Dom Joseph Wendel, da Diocese de Speyer e Dom Adolfo Boite, da Diocese de Fulda
Eu e meu esposo temos a graça de podermos participar desse Congresso. Esperamos colher muitos frutos.
Edileuza e Ismael