Família de Schoenstatt do Regional Sul se propõe a reconquistar o ideal Tabor, trazendo-o para a vida
Juliana Gelatti Lovato – Nos dias 22 e 23 de outubro, ocorreu, de forma híbrida, o Congresso de Outubro do Regional Sul. Com atividades transmitidas pela internet e o encontro presencial dos schoenstattianos em suas cidades ou dioceses vizinhas, foi possível renovar os propósitos particulares e comunitários em torno do Ideal Tabor.
Em Santa Maria/RS estava reunido o maior grupo, com cerca de 80 pessoas. Além da Família de Schoenstatt local, havia missionários da Campanha da Mãe Peregrina das dioceses de Rio Grande/RS e Uruguaiana/RS. Também participaram do congresso grupos reunidos nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Santo Ângelo, Frederico Westphalen e Santa Cruz do Sul. Em Biguaçu/SC, cidade da Região Metropolitana de Florianópolis/SC, representantes de cinco dioceses catarinenses reuniram-se no local onde será construído o Santuário.
O congresso foi conduzido à distância, pelo Pe. Clodoaldo Kamimura, diretor regional da Central de Assessores do Movimento, e contou com palestras que foram transmitidas de diferentes locais, além da conferência do diretor nacional do Movimento, Pe. Vandemir Meister, gravada e veiculada nos demais congressos também (veja aqui).
No sábado à tarde, os participantes foram levados a dialogar sobre em qual campo e com qual foco a Família de Schoenstatt local poderia unir esforços para transfigurar a realidade com o rosto do Cristo do Tabor. Os grupos chegaram a conclusões relacionadas às particularidades de cada local.
Mesmo assim, algumas semelhanças entre as ideias, muitas delas já estão em andamento, chamou a atenção: o foco na acolhida das pessoas que ainda se encontram afastadas, por conta da pandemia, sobretudo por meio da oração, e o reavivamento dos espaços no entorno aos Santuários. Isso porque, em alguns locais, por exemplo, a área do Santuário vem se tornando um espaço de piquenique e passeio, nem sempre com o objetivo de entrar na capela e rezar. Por isso, iniciativas para incluir os visitantes em momentos de oração estão na agenda dos membros locais.
Enviados para um novo ano, os dirigentes e representantes do Movimento Apostólico desejam transfigurar a realidade dando o brilho do Tabor a todas as situações.