O Congresso de Outubro no Regional Nordeste
Cristina Monteiro / Taciana Ferreira – O Movimento Apostólico de Schoenstatt do Regional Nordeste realizou seu Congresso de Outubro, com representantes de todos os estados da Região Nordeste e alguns da Região Norte do Brasil. No primeiro dia, 22 de outubro de 2021, mesmo separados por centenas de quilômetros de distância, as lideranças e dirigentes, irmãos da mesma Aliança de Amor, conseguiram se reunir online. Com a oração de abertura, realizada no Santuário de Garanhuns/PE, os dirigentes de ramos e apostolados ficaram reunidos virtualmente num mesmo espírito no local do Monumento João Luiz Pozzobon, que será inaugurado em breve. O diretor da Central Regional de Assessores, Pe. Afonso Wosny, destacou a importância de conhecer a história do Schoenstatt Nordeste, que completou, em 2021, 41 anos.
Sob a coordenação do Pe. Vitor Possetti, reitor no Santuário de Schoenstatt de Olinda/PE, foi realizado o painel: “Schoenstatt Norte e Nordeste: passado, presente e futuro”, com representantes dos mais diversos locais que contribuíram para a edificação de Schoenstatt no nordeste e norte do Brasil. Os palestrantes da noite fizeram um resgate histórico da origem do Movimento, que também é fruto do olhar do Pe. José Kentenich, quando esteve no aeroporto do Recife/PE, em sua visita ao Brasil, no dia 16 de março de 1947, antes de ir para o Rio de Janeiro: na memória afetiva de todos, o Pai e Fundador passou esta terra.
No segundo dia a oração de abertura foi realizada pela Família de Schoenstatt do Santuário de Salvador/BA, seguida da palestra com o Pe. Vandemir Meister (veja aqui) sobre o lema do triênio: “Família Tabor, transfigura, hoje, a realidade”.
Depois do intervalo musical, todos realizaram um trabalho separados por ramos, para responder a pergunta: Como queremos continuar construindo Schoenstatt no Norte e Nordeste? E Como Schoenstatt contribui atualmente com a Igreja local e diocesana?
Todos então assistiram um vídeo, com acento no presente, e a vivência final, com acento no futuro. Encerrando as atividades, a Mãe de Deus foi coroada “Rainha do Norte e Nordeste”. Todos foram convidados para, simbolicamente, em suas residências, pegarem um elo entre o presente e o futuro. A coroa foi conduzida ao Santuário pela senhora Oneida Araújo da Silva, grande incentivadora e protagonista no surgimento do Terço dos Homens Mãe Rainha, juntamente com os jovens do Jumas e da Jufem, com a peregrina e a lâmpada da missão. Os congressistas finalizaram o encontro com o desejo de se tornarem pequenos faróis, sinais da transfiguração de Cristo em benefício da grande missão da Igreja.
Deus é bom todo tempo,obrigada por essa postagem integra cada vez nas no nosso Movimento da Mãe Rainha de Schoestantt.