Ir. M. Nilza P. da Silva – “Comunicar e transfigurar a realidade pede que prestemos atenção à realidade que nos circunda e em como vemos e ouvimos o mundo. E para ver e ouvir é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, um coração sem preconceitos. Todos nós somos convidados a dar a nossa voz para sermos voz que une e evangeliza, para sermos voz de quem não tem voz”. Esta é síntese da mensagem que Silvonei José Protz, editor da redação de língua portuguesa nas mídias vaticanas, diz em vídeo enviado aos participantes do II Congresso Nacional de Comunicação de Schoenstatt, fazendo unidade entre o lema de nosso Congresso com o tema que o Papa Francisco escreverá para o dia mundial da comunicação, em 2022. Assim, o último dia do evento,1º de novembro, tem todos os temas relacionados com a importância de atuarmos na comunicação, em comunhão com a comunicação oficial do Vaticano.
Em comunhão com o Papa Francisco e a comunicação do Vaticano
As atividades do dia começam com uma peregrinação virtual ao Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, onde pedimos a bênção para cada comunicador. Pe. Arnaldo Rodrigues, que há anos atua no site e redes sociais Vatican News, atualmente é também vigário episcopal para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, partilha com os participantes o tema: A comunicação institucional no Vatican News: conceito e experiência. Inicia apresentando como foi o processo de reforma da comunicação do Vaticano, quais são os objetivos e como está hoje: “Reforma não é um embranquecer um pouco as coisas: reforma é dar uma outra forma às coisas, organizá-las de um outro modo”, diz ele, em referência ao discurso do Papa na plenária da Secretaria para Comunicação. Ele salienta que as mudanças trazidas não representam oposição ao antigo modelo, mas complementariedade e atualização, segundo as novas tendências. O padre surpreende-nos ao mostrar como o Papa Francisco tem grande interesse nas mídias oficiais da Igreja e pode interferir diretamente nelas, se desejar.
Como era de se esperar, ao se abrir para perguntas, vieram muito detalhes, curiosidades e, principalmente, esclarecimentos sobre a atuação das mídias do Vaticano em situações de crises e indicações muito úteis sobre como agir em situações difíceis, como lidar com críticas e motivações para comunicar sempre em comunhão com as mídias oficiais do Papa Francisco.
Em cada dia desse Congresso os comunicadores partilharam suas experiências por meio de vídeos e deram opiniões e sugestões nos trabalhos em grupos, assim surgiram novos vínculos e os que já existiam foram fortalecidos. “Me impressiona a conexão que temos com vários lugares e tantos interesses em comum,” diz uma conunicadora.
Um Congresso Nacional com a participação de 7 países
No agradecimento final, lembramos que estamos reunidos desde abril, por meio dos workshops e vamos sentir saudades. Nesse período, estiveram de algum modo conosco mais de 500 comunicadores, de todo o Brasil – do Movimento de Schoenstatt e da Pascom de muitas dioceses. Uniram-se a nós, comunicadores de Schoenstatt de 7 países: Alemanha, Itália, Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai e nós de norte a sul do Brasil. “Foi fantástica a ideia dos Workshops”, comenta um participante.
Enviados para comunicar e transfigurar a realidade
Nas palavras finais, Ir. M. Nilza agradece a cada um da Equipe de Organização que, desde abril, generosamente se doa para que tudo isso acontecesse, e diz: “Somos enviados! Quando os apóstolos vivenciaram a transfiguração de Jesus, eles queriam construir tendas e permanecer ali para sempre! Mas, Jesus os enviou em missão, para que a partir de agora, eles fossem sua voz, um vivo Tabor, que ajudassem a transfigurar a realidade. Ontem eles, hoje somos nós! Vamos descer a montanha, mas, não vamos sozinhos! Vamos juntos ao Santuário, entregar-nos a Maria e pedir que ela não somente nos envie, mas, na Aliança de Amor, venha conosco e eduque-nos assim como educou e formou o grande comunicador, nosso Pai e Fundador, pois hoje Somos a sua voz!.”
Então, nos dirigimos ao Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, renovamos nossa Aliança de Amor, Pe. Marcelo Aravena, que participou nos workshops e no congresso, nos deu a bênção sacerdotal e fomos enviados pela Rainha e Vencedora para viver e anunciar e viver o carisma de nosso Pai e Fundador, Pe. Kentenich, em comunhão com a Igreja local, à qual pertencemos, para Comunicar e transfigurar hoje a realidade.
Algumas expressões dos participantes:
“Este Congresso superou todas as expectativas, com certeza foi conduzido pelo Espírito Santo! Muito obrigada!”
“Quero agradecer a toda a equipe pelo trabalho. Foi inspirador e com certeza vai gerar muita vida em nossos Santuários.”
“Esse Congresso foi incrível, palestras e conteúdos excelentes.”
“Foi tudo muito bom, principalmente os conteúdos das palestras, foram bem práticas e objetivas.”
“Parabéns à equipe organizadora! O congresso foi excelente, aprendi muito! Os pequenos vídeos de manhã também foram muito bons… Que a Mãe recompense a todos que atuaram nos fundos para pensar cada detalhe do Congresso. Penso que poderíamos continuar com os Workshops. Eu só pude participar de quase tudo congresso porque foi online.”
Houve também sugestões, principalmente para que o próximo seja realizado em formato presencial, pois todos sentem saudades do abraço e de estarmos juntos.