A Liga das Mães na Casa da Mãe e Rainha
Silvina Dantas – A Liga das Mães de Schoenstatt da Arquidiocese de Natal/RN teve como propósito, para o ano de 2021, convidar (e formar) mulheres para selarem a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt.
Com este objetivo, foi constituído o Círculo de Preparação para a Aliança de Amor, contando com palestrantes do Santuário de Olinda/PE, com o Pe. Afonso Wosny, diretor da Central de Assessores do Movimento no Regional Nordeste, a Ir. M. Claudete Rauen, assessora local da Liga de Mães, Taciana Ferreira, dirigente da Liga Feminina, e Suellen Figueiredo, da Juventude Feminina de Schoenstatt. A Arquidiocese de Natal também se fez representar com seus palestrantes: o Pe. Fábio Pinheiro, assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt, e membros da Liga de Mães. Os encontros, semanais e online, começaram em 16 de junho de 2021.
Além do conteúdo básico proposto, as mães aprofundaram o aspecto histórico e teológico do título “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”; também trouxeram uma explicação sobre o significado dos Símbolos do Santuário. Por fim, foi feito um estudo mais detalhado da origem, significado e expansão da Cruz da Unidade.
Na oportunidade, foram realizados encontros de espiritualidade, com rico conteúdo, ensejando cada participante a amar cada vez mais Schoenstatt, pois, como diz Santo Agostinho: “Só se ama aquilo que se conhece.”
À medida em que o tempo passava, a interação do grupo se firmava, motivando, mesmo à distância em decorrência da pandemia, amizades que se prenunciam duradouras. Com alegria, perseverança e confiança, “24 mulheres de boa vontade” se tornaram, com a graça de Deus, formadas para a Aliança de Amor.
Em paralelo, ao final da preparação, organizou-se uma peregrinação ao Santuário Tabor da Nova Evangelização, de Olinda/PE.
Finalmente, no dia 24 de outubro de 2021 – o Dia Mundial das Missões-, as mães chegaram à Casa da Mãe, levando em seus corações todo o amor e gratidão pelo chamado a fazer parte desta grande Família de Schoenstatt, que tem uma Mãe, um Pai e um Lar. A Santa Missa foi presidida por Pe. Vitor Hugo Possetti, reitor do Santuário, que acolheu com alegria a todas e que, com sua homilia, fez refletir sobre a missão a partir da Aliança. E, para evidenciar o “NADA SEM NÓS”, na hora das oferendas as ânforas foram preenchidas com as contribuições para o Capital de Graças.
Após a Santa Missa, Pe. Afonso iniciou o Rito da Aliança, marcando assim o momento ímpar na vida de cada uma que se preparou para esta entrega à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Como ato final, a Ir. M. Claudete entregou, a cada participante, a medalha como sinal da Aliança de Amor com Maria. E, cada uma, aproximando-se do altar assinou o livro de Aliança.