Lafs Brasil realiza seu encontro nacional
Rita de Cassia Lourençon – Neste tempo de novos desafios e oportunidades, a Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs) celebra com gratidão seus 50 anos de fundação no Brasil. Reunindo os Regionais Sul, Paraná, Sudeste e Nordeste, o Encontro Jubilar aconteceu em Londrina/PR, nos dias 5 a 7 de novembro de 2021. Muitas também participaram de suas casas, por meio de transmissão online.
Sob o lema “Contigo Rainha, sejamos protagonistas da história”, a Lafs lançou olhares ao futuro, pensando e fomentando meios que ajudem a Liga Apostólica Feminina e cada liguista a ser “protagonista da história” tanto no âmbito interno, a nível de Ramo e Movimento Apostólico de Schoenstatt, quanto no âmbito comunitário, a nível eclesial, social e profissional.
Que se faça a nova mulher
Na sexta-feira, dia 5, com muita alegria, as liguistas iniciaram seu encontro. Ousadia, gratidão, muita oração e contribuição ao Capital de Graças as acompanhavam. Iniciaram o encontro com a saudação do diretor nacional do Movimento, Pe. Vandemir J. Meister: “50 anos é um tempo de Jubileu, é um tempo de graças, é um tempo de acordarmos e sairmos de nossa inatividade, é um tempo de contarmos as alegrias que vivemos em nosso Ramo e conquistar novas pessoas para este tempo. […] Deixemos que o Espírito Santo aja e que vá abrindo as portas e construindo também o nosso Ramo; por entusiasmo dos instrumentos, Deus também agirá”.
Em seguida, com o coração agradecido diante de Jesus Eucarístico, presente no Ostensório Lirial, a Liga Feminina agradeceu a fidelidade da geração fundadora no Brasil, que sustentou sua missão, dando tudo para que o Ramo pudesse viver e cumprir seu ideal.
Impulsionadas por esse momento, houve a apresentação do Hino Jubilar. A assessora do Regional Sul, Ir. M. Eliane Cunha, comenta: “Não é fácil colocar uma vida toda, 50 anos de história, em versos e em música, mas o Espírito Santo atua”. Além disso, ela menciona sobre este encontro: “Sabemos que o desafio foi grande, o jubileu foi preparado em meio a uma pandemia universal, por isso o significado grandioso: é Deus quem realiza pequenas as grandes coisas. A Mãe nos envia, nós somos chamadas de forma tão bonita nessa realidade histórica de ‘Guardas e Portadoras do Tesouro e Tabernáculos Vivos’, e a nossa coroa, nosso presente jubilar, está bem expresso em nosso refrão: ‘Unidas, num só coração, com o Pai, somos LAFS Brasil a coroar’.”
Na manhã de sábado, a palestra sobre o tema “Contigo Rainha, nossos dons a serviço da Igreja” foi ministrada por Sandra Helena da Cruz, de Araraquara/SP. Ela retratou que cada uma foi escolhida pela Mãe de Deus, pelo sopro de Deus, dentre milhões, e enviadas por Deus: é o Senhor que nos envia, que nos coloca e nos manda ir para o alto mar. “O Senhor precisa de instrumentos, de pessoas que digam o seu sim. Nós somos enviadas, a Família é enviada. Que se façam novos homens, que surja a nova mulher, a nova e autêntica imagem da mulher: ‘livres e fortes, aqui na terra, que nas alegrias e dificuldades procedam como Cristo’, este é o ideal ao qual aspiramos ser”, diz ela.
Complementando essa reflexão, houve testemunhos sobre como ser liguista na vida profissional, familiar, apostólica, na Igreja e no Movimento.
Passado e presente com o olhar ao futuro
Após o almoço, houve uma peregrinação pelos lugares históricos de Londrina, por onde passou o Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich. O ápice desse roteiro é o Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, onde há 50 anos o ramo da Liga Feminina foi oficializado no Brasil.
À noite aconteceu uma vivência no Santuário. Nesse momento a Liga Feminina inseriu, no monumento dos heróis, uma capsula do tempo, contendo a riqueza de sua aspiração e preparação para o jubileu.
Juntas, como Lafs Brasil, elas entregaram mais de 15 mil contribuições ao Capital de Graças pelo bom êxito do encontro e o crescimento do ramo.
Em nome das anfitriãs do encontro, a assessora do regional Paraná, Ir. M. Jacinta Donati, afirma: “Nós queremos, nesse momento, render graças, porque 50 anos de história, iniciada nesta terra de Londrina. Nesses dias vinha-me uma frase de nosso irmão Mário Hiriart, dizendo assim: ‘planejar como loucos e confiar como santos’. Permanecemos na loucura deste amor e desta fidelidade e pedimos a confiança dos santos”.
Coroação nacional
Na manhã de domingo a Lafs Brasil, com o coração agradecido, oferece novamente a coroa, no Santuário, coroando a Mãe como Rainha das Mulheres do mundo inteiro.
A assessora do regional Sudeste, Ir. M. Diná Batista de Souza, diz: “Após um tempo de pandemia, de tantos desafios, nós podemos estar aqui, também representando muitas outras amigas e irmãs na Aliança que estão em suas casas. Contemplando a nossa coroa, que ela seja este símbolo da unidade Nacional e o seu brilho seja o fruto daquilo que nós mesmas podemos ser para a Mãe de Deus. Este é o ideal que aspiramos: ser e nos tornar uma imagem da querida Mãe de Deus! Que a nossa vida, a nossa história, tudo o que podemos oferecer de melhor que nós temos seja para coroar nossa Rainha”.
Encerrando o Encontro Jubilar, unidas participaram da Santa Missa, que é para todas um momento de encontro com Deus e fortalecimento da fé na Palavra e na Eucaristia. Neste dia, a Igreja celebrava a Solenidade de todos os Santos. Jesus, em sua natureza humana, convoca todos os seres humanos à santidade, que é uma graça.
Na homilia da Missa de envio, o Pe. Vandemir convidava a deixar-se guiar pela Providência, pois assim nasceu o Ramo da Liga Feminina em Schoenstatt, em 1920, assim nasceu no Brasil, em 1971.
“O que seria da Liga Apostólica Feminina se não fosse o sim de cada uma de vocês, de quem está em casa, de quem está aqui presente e daquelas que não puderam participar nem de uma forma e nem de outra. Nós sabemos quantos sacrifícios, quantos desafios vocês têm enfrentado para viver a sua missão, enquanto mulheres, jovens, jovens a mais tempo, nesse mundo que tanto descaracteriza as mulheres. Vocês estão na linha de frente para mostrar que a Mãe de Deus quer estar junto de seus filhos. O mundo precisa, necessita e tem mulheres nobres que levam a presença de Cristo, a presença de Maria, nos ambientes, na sua família, em seu local de trabalho, em sua igreja, na sociedade. Cada liguista, cheia do amor da Mãe, está dando este testemunho. Gratidão, obrigada pelo sim de cada uma de vocês”, conclui a Ir. M Eliane, também representando a Ir. M. Claudete Rauen, assessora do Regional Nordeste.
A Lafs é enviada com uma certeza: Contigo Rainha, sejamos protagonistas da história. Caminhar contigo, segurar nas mãos do Pai, olhar em Maria, deixar-se conduzir pelas sendas do amor de Deus. Sob teu olhar e com os olhos fixos em Deus e na MTA, caminha conosco para anunciarmos Schoenstatt ao mundo, para sermos Tabernáculo vivo, torna-nos mulheres fortes que levam Cristo ao mundo, que na pequenez do nada se entregam às grandes misericórdias de Deus.