Peregrinos do Movimento Apostólico de Schoenstatt dedicam seus passos à beatificação da Venerável Ir. M. Emilie Engel
Ir. Maria Aparecida Gehn – No feriado de 15 de novembro de 2021 aconteceu a 10ª “Caminhada com Ir. M. Emilie Engel”, do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, até o Santuário Puer et Pater, no município vizinho de Itaara/RS.
Ir. M. Emilie Engel pertenceu ao grupo que, juntamente com o Pe. José Kentenich, fundou em 1926 o Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Falecida em 20 de novembro de 1955, sua Causa de Beatificação já foi concluída em Roma, recebendo ela o título de “Venerável”. Atualmente, em seu Processo, falta somente o reconhecimento de um milagre pela sua intercessão para ser beatificada.
Já antes das 6 horas começaram a chegar ao Santuário Tabor peregrinos de diversas partes da cidade de Santa Maria. Alguns se orgulhavam ao dizer que não perderam nenhuma caminhada e muitos participaram pela primeira vez. Já na oração de abertura, em frente ao Santuário, ofereceram à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt a predisposição e alegria em caminhar, com a bênção de Deus, esses 13 km até o Santuário de Schoenstatt em Itaara.
13 quilômetros de oração e alegria
Após breve introdução sobre o sentido da caminhada, cada pessoa foi convidada a escrever as suas intenções e colocá-la em uma pequena mala, que foi levada na caminhada. No decorrer do percurso, foram recolhidos as intenções e os pedidos dos peregrinos. A história da mala remete à disponibilidade com que Ir. M. Emilie entregou toda sua vida a Deus. A “mala de Ir. M. Emilie” tornou-se um símbolo visível da confiança dos peregrinos no poder e no amor de Deus que conduz a vida de cada um de seus filhos.
O grupo partiu, então, do Santuário Tabor cantando e louvando a Divina Providência que realizou maravilhas em Ir. M. Emílie e também em cada um e expressando a confiança na sua intercessão pelos peregrinos, pelas pessoas que se encontrariam com eles e por aquelas por quem faziam a caminhada.
A peregrinação foi de muita oração, alegria e de contemplação das maravilhas de Deus na criação tão esplêndida que encontraram no percurso pela Estrada do Perau. Todos, jovens e idosos, deram o máximo de suas forças, confiança e entusiasmo. Nos trajetos mais íngremes, o apoio e o incentivo mútuo foram muito importantes para vencer a etapa e despertou a reflexão e o paralelo com as situações da vida que exigem força e determinação, coragem, união e fé para vencer. A oração do terço, meditações intercaladas com o silêncio e a partilha entre os peregrinos, conferiram uma atmosfera alegre a este caminho de fé.
Uma “mala” de intenções para a Santa Missa de encerramento
Ao chegar no Santuário de Itaara, destino final, todos se alegraram por ver e saudar a Mãe de Deus em seu Santuário. Como culminância, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Rodrigo Cabrera. Junto ao altar foi depositada a “mala” com todas as intenções oferecidas durante a caminhada.
Isabella Leite Patriota, que participou pela primeira vez dessa caminhada, relata sua vivência: “Para mim, particularmente, foi uma experiência muito marcante, não só por estar em comunidade e partilhando deste momento junto da Família Tabor com as minhas coirmãs e Irmãs de Maria que eu tanto admiro, mas, também, por contemplar a natureza belíssima do Santuário de Itaara e, pelo exemplo da Irmã Emílie, cultivar o amor e me afastar de pensamentos e sentimentos negativos, aceitando os acontecimentos e depositando filialmente cada pequena coisa nas mãos do Bom Deus que, como ela mesma diz, sabe sempre o que é bom para nós! A aspiração à santidade que a Irmã Emílie nos passa serve de impulso para este caminho que trilhamos rumo ao céu, rumo ao abandono das coisas do mundo e ao cultivo das coisas de Deus. Estar com as pessoas na caminhada rezando e pedindo por essas graças foi único e transformador. Também o fato de muitas pessoas estarem na caminhada pela primeira vez refletiu que o exemplo é um estímulo que tantos necessitam para se voltarem para a Mãe de Deus e alcançarem a graça da verdadeira conversão e entrega ao Pai”.
Alegres e confiantes na intercessão de Ir. M. Emílie M. Engel todos retornaram para seus lares fortalecidos na fé e na esperança dispostos a participar novamente desta caminhada no próximo ano.
Fonte: santuariotabor.org.br