Pela primeira vez, todo o povo de Deus participa da assembleia eclesial do continente
Karen Bueno – Começou neste domingo, dia 21 de novembro de 2021, a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, um evento que, pela primeira vez, reúne todo o Povo de Deus para construir novos caminhos para a Igreja no continente americano. A missa de abertura foi presidida por Dom Miguel Cabrejos, presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe – padroeira do continente – na Cidade do México.
Em sua mensagem de abertura, o Papa Francisco saudou os participantes e ressaltou a importância deste evento para reavivar o espírito da Conferência de Aparecida, com o olhar voltado ao Sínodo de 2023.
De modo especial, o Papa coloca duas palavras ante a atenção dos participantes: escutar e transbordar. “Numa assembleia, o intercâmbio facilita ‘escutar’ a voz de Deus, até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nela a vontade a que Deus nos chama”.
A segunda palavra – “transbordar” – se insere no contexto de encontrar caminhos que evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações: “Neste processo, peço ao Senhor que esta Assembleia seja expressão do ‘transbordar’ do amor criativo do Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária”.
A 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe
Após um longo e amplo processo de escuta, a coleta das mais de 70.000 mil vozes de irmãos e irmãs deu origem ao Documento para o discernimento comum (disponível aqui). Participaram leigos, leigas, religiosos, religiosas, diáconos, sacerdotes, seminaristas, junioristas de comunidades religiosas, bispos e cardeais.
O presidente do Celam, na missa de abertura, destacou que esta é uma Assembleia histórica, “porque, em vez de realizar a VI Conferência Geral dos Bispos, o Papa Francisco propôs esta Assembleia Eclesial, composta por representantes de todo o Povo de Deus”. Estamos testemunhando “a passagem de uma assembleia na qual apenas bispos participavam para uma assembleia plenamente eclesial”.
Segundo Dom Miguel Cabrejos, a Assembleia Eclesial vem depois de “um longo caminho percorrido juntos, escutando a todos, sentindo como é belo ser membro do Corpo Místico de Cristo, protagonistas e corresponsáveis pela evangelização como discípulos missionários”. Ele pediu a Deus “que abra nossos corações para nos deixarmos guiar em espírito de escuta, sinodalidade e unidade eclesial e para descobrir o que Ele quer nos dizer como o povo de Deus a caminho”.
Transmissões ao vivo no canal do Celam no Youtube
Para mais informações acesse: celam.org
Com informações de: