Uma sugestão para celebrar o Advento com os pequenos
Suellen Figueiredo – Estamos às vésperas de iniciar o tempo de Advento do Natal, um momento litúrgico tão especial para nossa fé. E com influências muitas vezes negativas, torna-se um desafio garantir que as crianças aprendam a preparar o Natal com o significado que ele realmente possui.
Uma das formas de, aos poucos, iniciar em casa a vivência do clima do Natal de Jesus é o cultivo de uma tradição muito antiga dentro da nossa Igreja: a coroa do Advento. Ela é um dos símbolos deste tempo, seu significado poder trazer a preparação para a noite de luz.
O seu formato circular simboliza a eternidade de Deus, que não possui início nem fim; ela é feita de ramos verdes, que significam a continuidade da vida, a esperança; com quatro velas: geralmente três velas são roxas e uma é rosa e fitas vermelhas, a coroa do Advento é considerada, tradicionalmente, como “o primeiro anúncio do Natal” (fonte: CNBB)
⇒ Veja o significado da coroa de Advento
Vale usar a criatividade e pesquisar modelos de coroas de Advento – e você vai perceber que existem vários!
Pensando nisso, queremos ajudar todos os pais e mães a montarem com as crianças este símbolo de maneira fácil e com materiais simples. O principal objetivo é fazer com que as crianças entendam o significado da coroa. E, também, fazer isso com elas de forma manual, usando toda criatividade. Além de ser uma tarefa educativa, será também um bom momento de patilha familiar.
Você vai precisar:
– Festão (pode ser decorado ou todo verde)
– Cola branca
– Cartolina
– Tesoura
– Cola quente ou de silicone
– Folhas secas e pinhas
– Pratinho de bolo pequeno
– Glitter
– Fita crepe ou transparente
1. A primeira tarefa é deixar que as crianças procurem no jardim, ou parques, materiais naturais que possam decorar sua coroa. Nessa hora, vale mostrar modelos diversos para que elas possam abrir a mente às possibilidades!
2. Segundo passo é cortar 4 pedaços de cartolina de tamanhos iguais. Eles serão as velas, o que vai deixar a coroa mais bonita e segura, já que não precisam acender. À medida que a criança for maior, e com supervisão e orientação dos pais, podem ser usadas velas de verdade. O prato de festa será a nossa base.
3. Cole todas as pontas para que formem 4 rolinhos:
4. Com os tubinhos prontos, eles devem ser fixados no prato com a ajuda de fita crepe ou transparente.
5. A chama da vela será feita com outro pedaço pequeno de cartolina. Essas chamas podem ser colocadas a cada domingo, para simbolizar que a vela foi acesa.
6. O próximo passo é decorar os elementos da natureza com glitter:
7. Com a cola de silicone, é a hora de fixar o festão ao redor do prato.
8. Feito isso, os elementos da natureza, as folhas e as pinhas podem forrar o fundo do prato:
Agora, estamos prontos para vivenciar a chegada de Jesus!
Natal é tempo de união e alegria, pois o Deus feito menino veio até nós. Que possamos cultivar a essência real do Natal e resgatar os símbolos que dele fazem parte. E que nossas casas e Santuários possam, assim, se tornar um pequeno Belém.