“Que minha vida seja um único e grande Magnificat”
Juliê Zola / Ir. M. Isabel Machado – A manhã do último domingo litúrgico do tempo comum, dia 21 de novembro, foi marcada por ares de entrega e de alegria em Schoenstatt, na Alemanha. Na Solenidade de Cristo Rei, oito jovens de seis diferentes nacionalidades disseram o seu “sim” à vida consagrada e ao ingresso no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt – dentre elas, duas brasileiras: Larissa Rodrigues, de São Bernardo do Campo/SP, e Thálita Siqueira, de Louveira/SP.
O momento tão especial ocorreu durante a Santa Missa realizada na Igreja da Adoração e iniciou com a caminhada das jovens, vestidas de branco, da Casa do Noviciado até a Igreja. A celebração é chamada de “vestição” pelo fato de as jovens receberem as vestes de Irmãs de Maria de Schoenstatt, simbolizando sua missão perante o mundo. Isso foi ressaltado durante a homilia feita por Pe. Bernd Biberger, diretor geral das Irmãs de Maria de Schoenstatt e presidente da solenidade. Com inspiração no Evangelho, Pe. Biberger falou às jovens que, a partir daquele momento, elas estariam assumindo de uma forma mais grandiosa a missão de serem o rosto de Maria no mundo. Também disse que tal compromisso, a exemplo de Maria em seu Magnificat, deveria ser alegre e consonante aos planos de Deus. De fato, Deus as escolheu para uma missão especial, assim como escolhe a cada um de nós, como afirmou Ir. M. Anrika Dold no momento em que os presentes aguardavam ansiosos o retorno das noviças nas vestes de Irmã de Maria de Schoenstatt.
A celebração reuniu pessoas de diversos lugares do mundo e contou com elementos internacionais, como cânticos e leituras em diferentes idiomas, no intuito de incluir traços da Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Chile e Vietnã, países de origem das noviças.
As novas Ir. M. Larissa e Ir. M. Thálita fizeram parte da Juventude Feminina de Schoenstatt no Brasil e iniciaram sua formação no Juvenato da Província de Atibaia/SP, até que em agosto de 2020 viajaram para a Alemanha em prol de constituírem, junto com outras jovens de diferentes nacionalidades, um novo curso internacional. Com a frase de Pe. Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, “que minha vida seja um único e grande Magnificat”, encontraram uma identidade conjunta e, consequentemente, um lema a ser seguido como grupo a partir de agora.
Participação das famílias
Apesar da distância, familiares próximos das duas jovens brasileiras puderam se fazer presentes em Schoenstatt. Sheila Siqueira, mãe da Ir. M. Thálita, conta: “Foi uma graça imensa estar neste lugar. Eu me senti amada por Deus e Ele providenciou tudo para que nós estivéssemos presentes nesse momento incrível e magnífico. Eu senti o amor de Deus em todos os momentos, em todas as situações. A vestição foi um momento forte, trouxe muitos choros de gratidão, de bênçãos, de graças. Desejo que Deus abençoe a todas as noviças”. Já o pai, Sr. José Antonio, diz: “Foi um tempo muito bom ver as filhas de Maria se encontrando em sua vocação com Deus, com Maria e Jesus, colocando-se sempre dispostas a serviço. Ver uma Irmã é como ver a face de Maria. Estou muito grato por tudo o que tem acontecido neste tempo”.
A mãe da Ir. M. Larissa, a Sra. Luzia Rodrigues, também participou desse momento e partilha: “A vestição foi um sonho realizado, que eu esperava há muito tempo, e ela também. Para mim foi tudo de bom. Sou a mãe mais feliz do mundo, chega a passar um filme em minha cabeça, vendo minha filha desde pequena até agora, tendo seu sonho realizado”.
A amiga Michele Cruz, de São Bernardo do Campo, também estava presente e conta: “A alegria de poder estar presente na vestição ainda ressoa fortemente em meu coração. Foi um grande presente do bom Deus me permitir estar no Lar Original mais uma vez e poder presenciar mais um passo da vida de ambas. Eu já as acompanhava com orações durante todo o tempo em que estiveram conosco no Brasil e me alegro com o sim que deram a Deus e a Schoenstatt. Sem dúvidas, o céu tocou a terra e tenho certeza que muitas graças e bênçãos foram derramadas sobre elas. Que nesse novo tempo que se inicia elas sejam fiéis à vontade de Deus e que busquem e aspirem ser sempre semelhantes à Mãe de Deus, que sejam pequenas Marias para todos os que mais necessitam”.
No Brasil, familiares e amigos se reuniram para acompanhar a transmissão simultânea. Nas palavras de Tamires Siqueira, irmã da noviça Ir. M. Thálita, “acompanhar minha irmã neste momento, mesmo de longe, foi uma grande alegria em minha vida, principalmente por termos, agora, uma viva presença de Maria no berço de nossa família. O coração ficou apertado por não ter estado presente, porém, também em júbilo com o grande dia”
O que nos dizem as novas noviças?
Ir. M. Thálita Siqueira
Para mim, a vestição foi um momento muito importante, depois de ter esperado algum tempo – um tempo que Deus sabe que eu precisava esperar. Ele cuidou e conduziu até que chegasse esse momento, no lugar onde tudo começou e tudo se consumou, onde está o Pe. Kentenich. Então, foi um presente muito grande estar ali, naquele lugar, e eu nem sei explicar a alegria que sentia em meu coração, também uma tranquilidade e uma paz muito grande de que realmente Deus estava ali presente e que a misericórdia dele era que estava me conduzindo e que me levou até o altar, onde eu pude dizer o ‘sim’ que eu disse desde o princípio, quando ele me chamou. Um ‘sim’ que não é por mérito, por ser alguém maior ou menor, mas justamente por causa da misericórdia d’Ele. Pude cantar as maravilhas do Senhor, porque ele olhou para minha pequenez. Foi um momento muito lindo, para o qual não tenho palavras, foi quando o céu realmente tocou a terra e a gente pode experimentar isso nas pessoas.
Ir. M. Larissa Rodrigues
Para mim, ter a vestição em Schoenstatt foi um grande presente, primeiro porque é aqui. E, segundo, porque depois de tanto tempo de espera, pudemos ver que Deus preparou o melhor, que Deus preparou um curso maravilhoso, pois se fosse aí no Brasil não teríamos essa oportunidade de estar umas com as outras. Então foi um grande presente, uma graça imerecida de estar aqui para a vestição e realmente uma prova de como Deus cuida e conduz da melhor forma possível. O grande pedido é que Deus faça que a minha vida seja um grande Magnificat a partir de agora.