Acontece o reencontro dos homens do Terço na Arquidiocese
Érico Pena/Pascom PSJOL – Manaus/AM sediou na noite da última quinta-feira, 25 de novembro de 2021, o 11° Encontrão Arquidiocesano do Terço dos Homens Mãe Rainha. O evento aconteceu na Paróquia São José Operário, na zona leste da cidade. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Cavanarros, e concelebrada pelo Pe. Marco Antônio Cardoso da Silva, da prelazia de Presidente Figueiredo/AM, e pelo Diác. Ermilio Freires de Sousa.
A noite marcou o primeiro encontro dos participantes após a pandemia e reuniu cerca de 250 “guerreiros da Mãe Rainha”, entre agentes e coordenadores do THMR de 50 paróquias e áreas missionárias, além dos representantes dos municípios amazonenses de Nova Olinda do Norte, Manacapuru e Presidente Figueiredo, que chegaram em peso junto com o seu pároco, Pe. Marco Antônio.
De acordo com o coordenador arquidiocesano, Manoel Miranda, esse retorno é muito importante, principalmente depois desse período pós-pandemia, pois o THMR é um grupo que tem mudado a vida de muitas famílias. “O Terço dos Homens é uma forma de trazer o homem e o pai de família de volta para a Igreja e esse encontrão, para nós, foi uma grande oportunidade de voltarmos a nos reunir e nos rever, pois temos certeza que ainda temos muito a fazer e vamos continuar trabalhando na obra”, disse o coordenador.
“Somos chamados a viver na fé, ter a confiança plena em Deus. Quando nossa vida está flutuando na superfície nós corremos o risco de perder a beleza do sentido de nossa vida”, disse Dom Tadeu em sua homilia. A vida nos coloca diante de novos desafios, sem crise não pode haver nenhum crescimento e transformação, é preciso reencontrar além do dia a dia, é preciso repensar tudo de uma maneira nova, acrescentou.
Durante o primeiro momento, cada mistério do terço foi rezado por um coordenador de uma determinada área missionária e paróquia. Durante a homilia, Dom Tadeu salientou que “Somos chamados a viver na fé, ter a confiança plena em Deus. Quando nossa vida está flutuando na superfície, nós corremos o risco de perder a beleza do sentido dela”, disse. Depois completou, “A vida nos coloca diante de novos desafios; sem crise não pode haver crescimento e transformação, é preciso reencontrar além do dia a dia, é preciso repensar tudo de uma maneira nova”.
A pedido do Pe. Marco Antônio Cardoso da Silva, o próximo encontrão será no município de Presidente Figueiredo, a “Terra das Cachoeiras”.
Fonte: arquidiocesedemanaus.org.br
Por Érico Pena,
Com informações, fotos e colaboração: Pascom Paróquia São José Operário-Leste