Estamos a caminho da noite de Natal e
somos chamados a preparar os nossos corações para a chegada do Menino Deus.
Suellen Figueiredo – Uma das tradições mais comum é a troca de presentes, seja entre amigos ou família. Um dos cuidados que precisamos tomar é que outros elementos não tomem o lugar do que é realmente importante. Diante desta realidade e com todas as dificuldades que os dias de hoje nos traz, como podemos presentear, neste tempo de crise econômica? Para responder isso, precisamos dar espaço à criatividade do amor. Damos o que temos para mostrar que nos importamos e, assim, não deixamos passar a oportunidade de causar uma alegria a quem amamos.
O exemplo do Nosso Pai e Fundador. Pe. .José Kentenich, pode nos inspirar.
Ele foi uma pessoa que gostava de presentear e não perdia a oportunidade de causar uma alegria a todos que por ele passavam. Seja lhes entregando presentes, que muitas vezes alguém haviam presenteado a ele, ou se colocando a serviço, doando de seu bem mais precioso: o tempo.
Para dar um presente especial, não precisamos gastar muito.
Por isso, convidamos você a fazer esse exercício. O presente ideal pode ser algo que a pessoa que recebe sabe que você preparou especialmente para ela. Para lhe ajudar nesta tarefa, queremos listar aqui algumas formas diferentes de presentar neste Natal:
- Café da manhã especial. Que tal preparar para alguém que você ama um café da manhã de Natal feito por você? Ou um doce preferido dela?
- Cartão de Natal decorado, quem não gosta de receber um lindo cartão? Para este presente, capriche na mensagem e no recorte e colagem. Este é o presente que fica guardado para sempre.
- Para uma amiga que gosta de chás, um vasinho com hortelã – basta um laço bonito para enfeitar e virou um presentão.
- Um livro que te trouxe uma boa história e aprendizado. Pode ser inclusive o seu próprio exemplar, capriche no embrulho e na dedicatória.
- Rezar por um projeto da pessoa a quem você quer presentar e entregar um potinho com mensagens de todas as vezes que rezou por ela.
No terceiro Domingo do Advento, fomos chamados pelo Evangelho a realidade da caridade: As multidões perguntavam a João: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’ (Lc 3, 10-11)
Partilhar com quem tem menos ainda também pode ser o presente que você e sua família podem fazer juntos e assim, fazer o natal de outras pessoas mais especial.
O maior presente que podemos dar a alguém está no amor e tempo dedicados a ela.
Que neste Natal, possamos preparar o caminho para chegada de Jesus e que ele nasça em nossos corações.