Maria Gabriela Nassif – É muito difícil falar de Schoenstatt, de seu carisma e de sua pedagogia sem mencionar os meios ascéticos. Embora o nome seja meio diferente, os meios ascéticos nada mais são do que as principais formas que Schoenstatt nos oferece para alcançarmos a santidade.
Entre eles estão o Ideal Pessoal, o Exame Particular e o Horário Espiritual.
Hoje, vamos falar mais sobre o Horário Espiritual, mas é importante lembrar que todos os meios ascéticos estão relacionados e é importante unir os três para buscar de forma mais eficaz a santidade.
O Horário Espiritual é a forma de controle, é um check-list, da nossa autoeducação diária. Ele é, em regra, feito de forma escrita (ou por app) justamente para termos um controle mais palpável de como anda a nossa autoeducação.
Manter o Horário Espiritual escrito também nos ajuda a perceber melhor nossas dificuldades e nossos pontos positivos – não para suscitar a autocritica excessiva ou a arrogância – mas sim para nos fazer experimentar a nossa pequenez e a misericórdia de Deus.
Daí surge a grande dificuldade: como ser mais perseverante e fiel no Horário Espiritual?
A resposta, apesar de parecer óbvia, é bem verdadeira: comece devagar e nunca desista. Vou dar algumas dicas para não esquecer de marcar o Horário Espiritual que já funcionaram comigo:
1. Se for difícil para você marcar o Horário, ofereça isso como Capital de Graças e coloque esse esforço como um dos pontos do Horário Espiritual.
2. Podemos usar a tecnologia a nosso favor! Por exemplo, podemos colocar um lembrete, um alarme no celular de noite para não esquecer de marcar o Horário.
3. Deixar o Horário Espiritual perto da cama, em um lugar fácil de achar/pegar também é uma boa opção.
Uma outra coisa importante é que o Horário Espiritual deve ser feito pra você! Não adianta, muitas vezes, começar o Horário Espiritual ‘copiando’ pontos práticos de outras pessoas, dos heróis de Schoenstatt e dos santos. Em que pese eles sejam exemplos para nós, é bom começar devagar, pois se colocarmos diversos pontos inalcançáveis para a nossa realidade atual a desistência é muito mais provável.
Dicas para o Horário Espiritual
Por isso, também deixo algumas dicas de como preencher o Horário Espiritual (todas essas também já funcionaram comigo):
1. O Horário Espiritual deve ser, acima de tudo, um controle dos hábitos/condutas positivos que possuímos. Por isso, valer-se que pontos muito repressivos (Ex: não brigar com meu irmão, não ser grossa) pode desencadear uma frustação e uma cobrança negativa com a nossa autoeducação.
2. O Horário Espiritual deve ser específico. Se usarmos apenas pontos genéricos (Ex: ser paciente, servir com alegria), é muito difícil mensurarmos se realmente cumprimos o ponto e o Horário acaba perdendo sua função e eficácia.
3. O Horário Espiritual deve se ater à nossa realidade. Pensem comigo: uma pessoa que trabalha das 8 às 18 horas, uma mãe de família, uma estudante do Ensino Médio e uma senhora aposentada, têm rotinas totalmente diferentes. Sendo assim, é importante ter pontos que se adequem ao nosso dia a dia.
4. O Horário Espiritual deve levar em consideração nosso temperamento. O Pe. Kentenich nunca quis a massificação, sendo assim, a autoeducação através do Horário Espiritual tem a função de enobrecer nosso temperamento e não reprimi-lo. Para isso, é muito importante conhecer nossas limitações e nossas qualidades para criarmos pontos práticos que nos ajudem a sermos a melhor versão de nós mesmas e não cópias de outras pessoas.
5. O Horário Espiritual deve abranger as quatro Vinculações. Em outras palavras, não é saudável focar o Horário Espiritual exclusivamente à uma Vinculação. É importante que tenhamos pelo menos algum ponto que remeta a vinculação à Deus, ao Trabalho, às coisas e consigo.
Outra dica é que agora que, estamos no final de ano, é normal que a rotina mude e não preenchamos o Horário corretamente. Mas, o importante é sempre recomeçar, independente do dia!
Por fim, a última dica é: não deixem pra amanhã a busca pela santidade. Não importa se você tem 14, 18, 25, 40, 80 anos, se seu Horário Espiritual tem mais falhas que vitórias: nunca é tarde pra se aproximar de Deus e buscar ser uma pessoa melhor!
Sempre venerar de novo..muito todas as dicas..