Mayra Montoya Petry – Como cristãos schoenstattianos sabemos que o Natal deve ser celebrado e vivido de uma maneira muito especial, tanto pessoalmente como em família. Nosso Fundador, Pe. José Kentenich, já nos dizia:
“O mistério da manjedoura é um mistério do amor. O Pai me ama: é isto que a manjedoura me diz. Por amor, Ele quis que o seu Filho único se tornasse homem, por amor Ele quis que eu me tornasse sua imagem e para que Ele pudesse me amar no Deus-Homem e eu pudesse, com o Salvador, retribuir-lhe o seu amor.”
Esse amor deve ser também vivenciado e apresentado aos nossos filhos. Então, surgem diversos questionamentos sobre como essa experiência pode ser, para eles, profunda, lúdica e prática.
Devemos, desde cedo, ensinar as crianças que o Natal é o Nascimento de Jesus, que ele é o aniversariante do dia e não deve ser esquecido. Refletir que o Natal ocorre no nosso coração, revivendo um dos momentos mais lindos que a humanidade já experimentou: onde a humilde gruta, em Belém, torna-se o mais belo palácio de amor.
Apresento aqui algumas ideias práticas para viver esse momento em família, com seus filhos, que podem ser adaptadas para que atinja dos menores até aos mais velhos.
Filmes
Assistir juntos a algum filme que apresente o verdadeiro sentido do Natal. Algumas dicas:
1) O Natal de Charlie Brown (1965),
2) A Estrela de Belém (2017),
3) Jesus – A História do Nascimento (2006).
4) O Natal de Angela (2017),
5) O Natal de Angela 2 ( 2020)
Após assistirem juntos, dialogar sobre a mensagem que cada um captou e reforçar os valores mais necessários.
Teatro de Natal
Utilizando as peças do próprio presépio em casa, apresentar a história do Nascimento de Jesus. Você pode interpretar a história para as crianças ou convidá-las a participar, assumindo o papel de algum personagem. Lembre-se: Não faça um presépio onde não ocorra interação, organize-o para representar vida e que a criança possa interagir com o cenário.
Decoração
Uma ideia é incorporar a coroa do Advento à decoração do lar – foi, aliás, nas casas que esse símbolo surgiu, somente em um segundo momento ele foi para às igrejas. Preparar a manjedoura do Menino Jesus a cada dia oferecendo algo para o Capital de Graças, representado nos pequenos pedaços de algodão, de forma que deixe a “caminha” do Menino Deus confortável. Para a noite de Natal preparar um bolo para o nosso aniversariante
Música
Existem várias músicas que expressam, de forma bonita e reflexiva, o significado do Natal. Muitas delas são para as crianças. Em família, aprender cânticos natalinos. Já pensou em preparar um pequena cantata para apresentar na Ceia? Ou simplesmente cantar “Parabéns a você” para o Menino Jesus?
Atividades Lúdicas
1 – Caça ao tesouro – Você pode preparar diversas provas divertidas que devem ser cumpridas em troca de pistas. As pistas são os elementos que remetam à história do nascimento de Jesus. Tudo deve indicar o lugar onde está escondido o tesouro. (o Menino Jesus)
2 – Confeccionar presépios em massinha
3 – Presépio de palitos de sorvete para decorar a árvore de Natal, pode ser dado de presente para os familiares.
Livros
Existem também vários livros que podem ser lidos de forma compartilhada sobre a temática, apresento aqui alguns títulos da Editora Paulus:
1) Preparando-se para o Natal! – Um guia para que as crianças tenham um Tempo de Graça
2) A luz ainda brilha – Um livro de Natal para colorir e com decalques
3) Minha Bíblia de Jesus – Nascimento de Jesus
4) Maravilhas da Palavra de Deus – Livro para colorir e com decalques
Oração
Não apenas na noite de Natal, mas durante o Advento, promover pequenos momentos de reflexão sobre o Nascimento de Jesus, a participação da Novena de Natal em família ou na paróquia e, antes da Ceia, propor uma oração em família.
Participação da Santa Missa
Para participar da Santa Missa com as crianças, nessa noite especial, visto que a liturgia é rica em detalhes e significados. Como devemos agir? Explicar para a criança o que está ocorrendo e nos momentos como leituras e homilia preparar algumas atividades de colorir com a temática de Natal para as crianças.
Espero que com essas dicas o Natal de cada um de vocês possa se tornar mais especial e significativo.
FELIZ E SANTO NATAL EM FAMÍLIA!
** Pertenço à Liga de Famílias de Schoenstatt e, como mãe e pedagoga, as propostas apresentadas são atividades que foram colocadas em prática aqui em casa com minha filha.
Amei toda criatividade. PARABÉNS!