Mauro Galhiane /Ir. M. Nilza P. da Silva – Na Bíblia lemos que antes do nascimento do Menino Jesus, Maria faz duas longas caminhadas. Uma de Nazaré até Ain-Karim, para ajudar sua prima Isabel. Segundo o Google Maps, ela percorreu uma distância de 141 quilômetros. A segunda grande caminhada é de Nazaré até Belém, cuja distância – no percurso a pé – é de 14,8 quilômetro. Ou seja, Maria caminhou mais de 150 Km. Por isso, tem muita razão chamá-la de Mãe Peregrina.
Caminhar com Maria
Advento é tempo de colocar-se na situação real que ela viveu, ter que subir e descer montes, ter os pés cansados, para levar Jesus. A Família de Schoenstatt de Indiana/SP, mais precisamente, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fez essa experiência no dia 19 de dezembro, o 4° domingo do Advento. A caminhada sob o tema “Nos passos de Maria”, com a participação de 73 pessoas, foi uma experiência comunitário de fé e oração. No percurso de 9 Km houve orações, testemunhos, cantos, visita aos enfermos, das propriedades rurais ao longo do caminho.
Havia lugar para eles
Na chegada, diferente de Maria, em sua caminhada até Belém, o grupo de peregrinos encontrou a Comunidade São Pedro, no bairro do Macuco, com as portas abertas e havia lugar para se instalarem e rezar o terço e tomarem um restaurador café comunitário. O encerramento se deu às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, no “Caminho dos Devotos”.
A experiência de estar unido desse modo a Maria, na preparação do Natal, foi tão positiva que o grupo pede para que se repita anualmente a cada 4° domingo do Advento, no qual a liturgia apresenta justamente Maria, caminhando pelo deserto, para ir ao encontro de sua prima Isabel.