Ir. M. Neiva Pavlak – O último dia da Aliança do ano, foi muito movimentado, no Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae, em Porto Alegre/RS. Os filhos e devotos da Mãe e Rainha vieram renovar sua Aliança de Amor e agradecer as graças recebidas ao longo do ano.
A Santa Missa, das 16 horas, foi presidida pelo Pe. João Strack, do clero da arquidiocese de Porto Alegre, que está se retirando para viver um período de vida de clausura em um mosteiro. Havia muitas pessoas, de modo que o espaço se alargou até para fora do salão. Além de outros, participaram também membros da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, que estava em encontro, com novos membros, e casais do grupo de Namorados, que também fizeram seu último encontro anual.
Na sua homilia Pe. João Strack destaca que o quarto domingo do Advento indica a proximidade da vinda de Jesus no Natal, como uma “nova esperança para nós neste mundo repleto de mortes e notícias ruins. Mas Deus vem nos salvar, nos restaurar… Pedimos a Maria que Ela nos transmita este amor maior ao seu divino Filho, que se torna Emanuel, Deus conosco. Ele ainda não está no presépio, mas vem a nós através de sua sagrada Palavra e da Eucaristia.” Em relação à encarnação de Jesus, sinalizou a importância da paternidade e da filialidade, temas muito importantes da pedagogia do Pe. José Kentenich. Hoje perdemos a referência de Pai na sociedade, a ponto de não se querer mais celebrar o dia dos pais nas escolas e mesmo em algumas igrejas… Precisamos restaurar as famílias, valorizar o sacramento do matrimônio e as demais vocações: vida solteira por ideal, vida consagrada, sacerdócio. Todos devemos estar, como Maria, disponíveis ao serviço de Deus, onde Deus nos envia. “Eis que eu venho para fazer a tua vontade”, esta é a resposta de Cristo ao Pai. Temos no Santuário as forças para realizar nossa missão, contamos com as três graças: abrigo espiritual, transformação interior e fecundidade apostólica.
Ao final, os participantes do projeto Cruzada dos Peregrinos, conduzido pelo casal Júlio e Jane Machado, receberam uma Cruz da Unidade como presente.
Momento especial de acolhida ao Menino Jesus
Em seguida todos os olhos voltaram-se à entrada do salão para acolher Maria e José representados pelo casal de noivos Paôla Zuchetti e Eucliton Lucena, que tinham uma imagem do Menino Jesus. Com eles, seguimos em procissão ao Santuário, para a renovar a Aliança de Amor. Em seguida, recebemos a bênção sacerdotal e saudamos o Menino Jesus com o canto Noite Feliz. A queima dos papeizinhos com as ofertas ao Capital de Graças e os pedidos dirigidos à MTA foi o encerramento desta celebração.
Tenhamos a atitude de Isabel
A Santa Missa, das 20 horas foi presidida pelo Pe. Jeferson Lunkes, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Bairro Tristeza, e concelebrada pelo Pe. Miguel Martins, pároco da Paróquia São Martinho do Bairro Cristal e membro da União dos Sacerdotes diocesanos de Schoenstatt.
Em sua homilia, Pe. Jeferson destacou que o quarto domingo do advento é tempo de nos alegrar, de vivenciarmos a alegria que brota de um coração faz a experiência do puro amor […] “O que celebramos hoje é para nós um grande mistério, o mistério do amor, da humildade, da simplicidade, da mansidão. Nós hoje acendemos a última vela da coroa do advento, a vela do sim, da disponibilidade, da humildade, a vela de Maria.”
À luz do Evangelho ressaltou a visita de Maria à sua prima Isabel, que saiu apressadamente, simbolizando a atitude de servir de Maria que deixa sua terra, seus pais Joaquim e Ana e José e parte para servir Isabel por três meses com o coração obediente fazendo a vontade do Senhor. Nesta junção o que une as duas mulheres é a promessa da vinda do Menino Deus, o Messias esperado […] A cena do Evangelho se completa quando Maria se encontra com o Anjo ao dizer o sim: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!”
Aconselhou: Neste último dia da Aliança de Amor que tenhamos a atitude de Isabel: um coração agradecido para louvar e agradecer a Deus as coisas visíveis e invisíveis e entregar à Maria, nossa Mãe e Rainha tudo aquilo que se passou no decorrer do ano, momentos de alegria e de tristeza onde por Maria e com Maria louvamos a Deus sobretudo neste tempo de pandemia.
Na sequência, novamente houve a entrega da da Cruz da Unidade aos participantes da Cruzada dos Peregrinos e seguimos ao Santuário, acompanhando José e Maria, representados pelo casal Mariana e Lucas Prates. O coral Alegre Porto, dirigido pelo Maestro Didon Alan, além de entoar os cantos litúrgicos, apresentou, ao final, três hinos natalinos, que encantou os presentes. Cantando o Adeste Fidelis os presentes foram ao Santuário para a renovação da Aliança de Amor e receber a bênção sacerdotal. Por fim, todos, unidos ao coral Alegre Porto, cantaram o Noite feliz, encerrando com vivas ao Menino Jesus e desejos de um feliz Natal a todos.
Texto editado por Ir. M. Nilza P. da Silva