Gislaine Lopes Monteiro de Souza – A família é a base da sociedade e deve ser o berço dos valores, morais, éticos e religiosos. É na família e sendo família que aprendemos o valor do perdão, da reconciliação, da ajuda mútua etc. O exercício do amor é praticado no seio da família. Por isso, acreditar e valorizar a família é dar testemunho de Cristo.
O maior exemplo de família é a Sagrada Família de Nazaré.
Deus revela todo seu amor por nós, quando confia seu Filho unigênito à José e a Maria, elegendo-os como os pais do Verbo encarnado. Jesus, sendo Deus, se fez homem e foi educado e cuidado por Maria e José. Assim, ele nos revela a beleza e a força de ter e ser família.
Em Schoenstatt não é diferente! Somos família, acreditamos na família e, na força da Aliança de Amor com Maria, seguimos o exemplo da Sagrada Família.
Quando nos sentimos pertencentes à grande Família de Schoenstatt, surge em nós um profundo desejo de mudar, de querer ser cada vez mais agradável a Deus e seguir seus passos. Mais que um desejo, isso se torna uma necessidade! Quanto mais nós nos entregamos à nossa Mãe e Rainha, tanto mais ela nos educa, cuida de nós e nos impulsiona a servir.
Somos uma família unida na Aliança
Como família, buscamos sempre nos inspirar na Sagrada Família. Somos casados há 24 anos, temos dois filhos, Anália Caroline (23) e Afonso (21). Nossos filhos ainda moram conosco e, graças a Deus, mesmo com as atividades do cotidiano de cada um, não abrem mão de vivenciar momentos familiares juntos.
Eu e meu esposo, Maurício, somos agentes da Pastoral Familiar e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em nossa paróquia, na Arquidiocese de Maceió/AL. Algumas vezes, acompanho o Maurício nas visitas aos enfermos, pois ele é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESCE).
Selamos nossa Aliança de Amor com Maria, em novembro de 2011, no Santuário Tabor da Santidade de todos os dias, em Garanhuns/PE. Desde então, fomos inseridos pela Mãe no ideal Tabor e na busca da santidade de todos os dias. Uns dias conseguimos mais e noutros menos, porém, sempre nos esforçamos, com as graças do Santuário.
Ao longo destes dez anos de Aliança, a Mãe de Deus nos tem indicado o caminho. Dando-nos a certeza do abrigo em Deus, ela nos educa, nos transforma e nos impulsiona a servir a Igreja. Tivemos momentos fortes de renúncias e entregas à Mãe e Rainha e a cada renovação da consagração e ofertas ao Capital de Graças, nos sentíamos mais fortes e renovados, para seguir na caminhada e, a exemplo de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, procurar ver, nos acontecimentos de nossas vidas, a ação de Deus e de nossa Mãe e educadora, tanto no que diz respeito a nossa autoeducação, quanto no serviço à Igreja.
Nessa proposta de viver em família, tendo como exemplo a Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, nos esforçamos para cumprir as exigências de nossa Aliança de Amor com nossa vida de oração, vinculados à Schoenstatt e anunciando a missão da Mãe e Rainha em Schoenstatt por onde andamos.
Um prado de Sol, no brilho do Tabor
Em 2020, em meio a pandemia e a todos os desafios, tivemos a graça preparar a instituição de nosso Santuário Lar. Cada etapa da preparação foi muito importante, porém, a escolha do nome foi especial. Ficamos em oração, fizemos as leituras sugeridas por Ir. M. Cassiana Jänisch até chegarmos ao nome: Santuário-lar Prado de Sol.
Dentre as orações que costumamos rezar no livro Rumo ao Céu, está a estrofe 600, do Hino de minha terra, que fala sobre o prado de sol:
Conhece a terra tão cálida e acolhedora, que o eterno Amor construiu para si, onde corações nobres pulsam intimamente unidos e se suportam com alegria sacrifical; onde abrigando uns aos outros, se inflamam e afluem para o coração de Deus; onde brotam torrentes borbulhantes de amor, para saciar a sede de amor no mundo? Sim, eu conheço esta terra maravilhosa, é o prado se sol no brilho do Tabor, onde nossa Senhora Três Vezes Admirável impera no meio de seus filhos prediletos e retribui fielmente todos os dons de amor…
Quando olhamos nossa família, a nossa casa, e o modo como passamos a viver depois que selamos a Aliança de Amor, sentimos que é isso que Nossa Senhora realizou e quer continuar realizando em nós e para além de nós. Maria quer ser, a partir do nosso Santuário Lar esse prado de sol.
Foi muita emoção no dia da benção do nosso santuário. Passou um filme em minha mente, tudo que vivemos antes, como éramos, o que conquistamos, as lutas vencidas, ao longo desses dez anos. Desde que selamos a Aliança de Amor, tudo nos foi dado por Deus, pelas mãos de nossa Mãe e Rainha. Ela quer unir mais ainda nossa família e irradiar para todos que chegam em nossa casa os raios de amor e conversão que vem de Deus. Ela quer nos ajudar a ser suporte uns para outros, a sermos família e cada vez mais de Deus.
Hoje, dia em que como Igreja celebramos a Sagrada Família, testemunho a graça de, pela Aliança de Amor, sermos Família de Schoenstatt. Nossa querida Mãe e Rainha, jamais desampara quem a ela se consagra. Sei que Deus ainda fará muito mais por mim e minha família, pela intercessão de nossa Mãe e Rainha. Somos gratos por isso e nos entregamos à Mãe para, que ela nos use como seus instrumentos.
Gislaine é Missionária da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na Arquidiocese de Maceió/AL.