Sobre altar do Santuário Original
A Presidência Internacional da Obra de Schoenstatt decidiu que o altar do Santuário Original deve ser adaptado, a fim de que possa ser trazido para frente, para a celebração da Santa Missa.
A Presidência Internacional vem tratando deste assunto desde junho de 2021. A situação provocada pela pandemia intensificou a conexão on-line com o Santuário Original, especialmente a participação na Eucaristia. O pequeno altar colocado ali, foi sempre considerado uma solução temporária e já está ali há muito tempo. Por isso, devia ser encontrada uma solução definitiva.
Os pontos de partida para as reflexões eram claros: Deveria haver apenas um altar e este deveria ser o altar histórico e original, não outro. Em segundo lugar, de acordo com a reforma litúrgica pós conciliar, o sacerdote deve, normalmente, celebrar a Eucaristia de frente para o povo. Em tudo isso a mens fundatoris foi decisivo e determinante para nós: O Santuário Original é o centro espiritual e fonte de graças para todos. Ao mesmo tempo, é o modelo para todos os outros Santuários Filiais. Por isso, sua forma e a aparência devem permanecer inalteradas, o que é de grande importância para a vinculação local.
Em seguida, foi solicitado ao conselho administrativo do Santuário Original que fizesse propostas de soluções concretas e possíveis. Elas foram apresentadas à Presidência Internacional. Após estas consultas, todos os representantes, das diferentes comunidades, da Presidência Internacional decidiram, por unanimidade, que o altar do Santuário Original deveria ser móvel, para a celebração da Eucaristia.
Esta modificação será feita em breve.
Pe. Juan Pablo Catoggio
Presidência Internacional
Schoenstatt, 26 de dezembro de 2021
Fonte: Site International Oficial