Meu nome é Sérgio de Souza Meira, pertenço à comunidade Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Araucária/PR. Meu compromisso com o Terço dos Homens começou no mês de janeiro de 2017, quando viajei para a cidade de Coração de Jesus/MG. Durante esta minha viagem de visita a familiares fui convidado pelo tio da minha esposa, a acompanha-lo ao terço dos homens. Na época, eu atuava como Ministro da Eucaristia, em minha comunidade, aceitei o convite e o acompanhei ao terço. Fui apresentado ao coordenador daquele grupo, que me convidou para fazer naquele dia a reflexão do evangelho. Saí de lá, maravilhado, e ao retornar para a casa dos parentes de minha esposa, ficava lembrando daquele terço, aquele momento parece que tomou conta de mim e não saia da minha cabeça, sentia que era algo especial, que não sei explicar com palavras.
Porém, quando retornamos da viagem, disse a minha esposa que gostaria de iniciar o Terço dos Homens em nossa comunidade. Ela, de imediato, me incentivou. Mas, claro, também surgiu uma dúvida. Será que os homens de minha comunidade vão aceitar essa ideia? Essa dúvida pairava em meu pensamento, mas, por outro lado, era grande a vontade de estar ali na nossa comunidade rezando o terço, com os demais homens, e assim o fiz.
Convidei alguns amigos e iniciamos um trabalho de divulgação, em todas as missas e celebrações. Nessas divulgações, fiquei sabendo que em uma outra comunidade – também pertencente à minha paróquia – já existia o Terço dos Homens. Essa notícia me animou e motivou ainda mais, pois, sabia que já não estava mais sozinho. Havia outros homens que rezavam o terço em minha paróquia.
Então, no dia 21 de abril de 2017, juntamente com os amigos José Schon, Francisco Figura e Vilson Gonçalves, começamos a reza do terço em nossa comunidade. No início, foi difícil, mas aos poucos outros homens foram se achegando e vindo participar com a gente. Quando completou um ano de caminhada, resolvemos, então, fazer uma confraternização para comemorar e convidamos o outro grupo, que já existia na comunidade vizinha. Para nossa surpresa, descobrimos que o grupo deles também estava de aniversário, mas, foi fundado um ano antes.
Assim fomos caminhando, trocando experiências, buscando conhecer novos grupos em novas paróquias, trocando aprendizados e experiências. Fomos ganhando espaço na nossa paróquia e começamos a divulgar o Terço dos Homens nas outras comunidades, levando sempre nosso amor e devoção por Nossa Senhora, Mãe Rainha. Assim, o tempo foi passando e quando já estávamos com 2 anos de caminhada, recebemos a graça de poder participar da 10º Romaria Nacional do Terço dos Homens na cidade de Aparecida/SP.
Com muita fé, oração e amor a Nossa Senhora, aos poucos fomos deixando a nossa marca, sendo bem aceitos pelos homens. Formamos uma coordenação paroquial e ganhando mais forças, com o apoio e incentivo de nosso pároco e vigário. Nossa paróquia conta a Matriz e 11 comunidades. Já são 8 grupos do terço dos homens em nossa paróquia. Não temos a certeza de um percentual, mas acreditamos que estamos em cerca de 75% de nossa paróquia. Tudo começou com aquele singelo convite, feito lá atrás em 2017.
Hoje caminhamos para a formação de uma Coordenação Diocesana e a realização do nosso grande encontro diocesanos, em maio de 2022, com a presença do nosso Assessor Nacional Pe. Vandemir J. Meister. Em nossos terços, pedimos aos homens e que Nossa Senhora interceda junto a seu filho Jesus, em favor do crescimento dos nossos grupos. Nunca nos esquecemos de agradecer as graças já recebidas e seguimos sempre os ensinamentos de Jesus Cristo, em seu Santo Evangelho.