O encontro nacional tem um papel importante rumo ao Capítulo internacional do Instituto
Karen Bueno – Os membros do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt do Brasil, que constituem a Região Sião de Cristo, participam atualmente do seu Capítulo Regional. São 21 membros da comunidade presentes, entre sacerdotes e estudantes, reunidos em Londrina/PR de 27 dezembro último até 7 de janeiro de 2022.
O diretor da Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Vandemir J. Meister, explica que “o Capítulo da comunidade tem a função de revisar toda a caminhada dos últimos seis anos e projetar passos para os próximos seis anos (tempo de intervalo entre os Capítulos)”.
Pe. Vandemir descreve que “os capitulares revisam todos os ‘usos’, ou seja, as coisas que os Padres fazem em comum acordo durante seis anos. Avalia-se se esses ‘usos’ vão realmente respondendo à vida, se são fecundos. Se, mais para frente, percebe-se que esse ‘uso’ é bastante importante para a vida dos Padres na caminhada, então ele se torna um costume”.
Complementando, Pe. Vandemir acrescenta: “Normalmente, um Capítulo revisa os usos e costumes. Os costumes são aqueles elementos que já estão mais impregnados na caminhada de uma comunidade. E também surgem novos usos, para os próximos seis anos”.
Diante desse contexto, o diretor nacional aponta: “O Capítulo tem como que uma força de recentrar a caminhada dentro da Igreja, segundo a voz do tempo, levando e entregando a espiritualidade do nosso Pai e Fundador de acordo com o tempo da época. Isso é o que pauta a caminhada das reflexões e também nesse momento se elegem os capitulares (os representante eleitos) que vão representar o país no Capítulo Geral, a nível internacional”.
Estão presentes no Capítulo de Região dois estudantes, seminaristas, que colaboram nos debates, mas não participam nas votações. Os sacerdotes votantes vão eleger nos próximos dias quem serão os representantes do Brasil no Capítulo Geral (internacional) do Instituto. A Família de Schoenstatt é convidada a rezar para que o encontro dos Padres seja um momento de cenáculo para toda a sua comunidade.
Leia também: