Santuário de Salvador oferece mil brinquedos e centenas de alimentos para as famílias carentes
Karen Bueno – Ao menos 1.000 crianças de Salvador/BA expressavam um sorriso animado neste Natal e Advento: a alegria se revelava no momento de receber o pacote tão esperado, com os brinquedos recolhidos pela Família de Schoenstatt da capital da Bahia. Todos os anos, os schoenstattianos e peregrinos do Santuário Tabor Matris Salvatoris oferecem presentes aos pequeninos: brinquedos e centenas de alimentos não perecíveis e panetones, para as famílias que mais precisam.
Em 2021, mil brinquedos foram recolhidos e centenas de alimentos, em cestas, foram ofertados. A Ir. Mirian Fuck, assessora local do Santuário, conta que todas as doações foram oferecidas à comunidade das paróquias Imaculada Conceição, de Itapuã, Divino Espírito Santo, Santo Antônio, de Portão, Santa Dulce dos Pobres, São Marcos, São Francisco, de Saramandaia, também para crianças de Cajazeiras e do interior da capital.
Que a solidariedade se espalhe ao longo do ano
A Sra. Damiana Mendes pertence à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e, vinculada ao Santuário, mantem um projeto que auxilia moradores de rua durante todo o ano em Salvador. Na época do Natal, ela aproveita a arrecadação dos brinquedos e alimentos para partilhar com famílias que vivem na rua. “Esse gesto que nós fazemos não é só no Natal, mas durante o ano todo. É o gesto de humildade e solidariedade para com essas famílias desamparadas, que moram nas ruas”.
Com experiência no trabalho e no serviço aos que mais precisam, Damiana alerta: “Precisamos ter, todos os dias, esse gesto de amor ao próximo, não só no Natal, pois é justamente no dia a dia que muitos não se lembram dos irmãos”.
Contudo, ela afirma, servir aos mais pobres no período de Natal tem um toque especial. “O que mais me marcou nesse projeto é o acolhimento que nós damos para as crianças e famílias de rua. É como se fosse, nelas, Jesus sendo amparado. É como se elas fossem a figura de Jesus, Maria e José procurando um lugar para se abrigar – sem encontrar. Então, quando a gente encontra essas crianças, o olhar delas e de suas famílias, eu me reporto a Jesus. A cada dia que passa, vamos aprendendo mais no olhar dessas crianças e no olhar dessas famílias, não só pelos alimentos e brinquedos que a gente leva, mas por uma palavra de conforto, pelo amor que transmitimos a todos. E a alegria contagia essas crianças ao receber os brinquedos”.
A “Campanha dos Brinquedos”, do Santuário de Salvador, é um exemplo e um estímulo para que a solidariedade alcance muitos corações ao longo de 2022. Como os reis magos, que cada um possa doar não só o material, mas o que há de melhor em si mesmo, fazendo do Brasil um vivo Tabor.