O encontro tem o objetivo de reanimar, unir e concentrar as forças para o novo tempo que começa
Karen Bueno – Todo começo de ano as Irmãs de Maria de Schoenstatt da assistência dinâmica, ou seja, aquelas que são assessoras do Movimento Apostólico de Schoenstatt, abrem suas atividades reunidas nas duas províncias do Brasil: em Atibaia/SP e em Santa Maria/RS. Neste ano de 2022, os encontros simultâneos abordam especialmente a celebração dos 75 anos do ideal Tabor.
Atibaia
Em Atibaia o encontro iniciou no dia 30 de dezembro de 2021 e termina dia 12 de janeiro de 2022. As Irmãs desta província atendem os regionais Sudeste e Paraná.
A Ir. M. Diná Batista de Sousa conta: “Em nossos trabalhos deste ano, caminhando junto com a Central Nacional de Assessores, nós queremos promover as vivências do ano do Tabor, para que todos possam participar. Além da Taborfest III, que está sendo preparada e que vai acontecer em Londrina/PR, estamos também promovendo para que em todos os Santuários nós possamos celebrar, unidos, esses 75 anos do Ideal Tabor no mês de abril. Para isso tem as equipes nacionais, equipes locais e assessores junto com aqueles que estão preparando. Muitas coisas bonitas já estão acontecendo”.
As assessoras, juntas, também fizeram uma reflexão sobre a realidade atual e traçaram metas de atuação: “Sabemos que ainda estamos em tempos de pandemia e que permanece o desafio para mantermos a evangelização e os trabalhos de Schoenstatt. Mas, nisso também está uma coisa bonita de se ver. O Movimento não para, sempre vêm novas portas que se abrem para que possamos anunciar a missão. Nós analisamos o quanto são ainda necessárias ou não as atividades online. Neste ano, como estamos sentindo, será preciso ter ainda atividades online. Ao mesmo tempo, nós queremos, de modo especial, nos dedicar a renovar, a resgatar a vinculação ao Santuário, com atividades presenciais. Também queremos ter a atenção, o olhar e o cuidado com o pessoal, com as pessoas, com o humano. A gente vê que hoje as pessoas estão muito necessitadas de serem vistas, acolhidas novamente, acolhidas em seu sofrimento, em suas dores, em suas perdas… Queremos, com o trabalho deste ano, ter essa proximidade pessoal. A gente sente que é muito necessário estar pronto para ouvir as pessoas, para acolher, dar conselhos e conduzi-las à Mãe”, explica a Ir. M. Diná.
Santa Maria
As 19 Irmãs reunidas em Santa Maria atendem os regionais Sul e Nordeste do Brasil. Seu encontro acontece de 1 a 14 de janeiro de 2022.
A Ir. M. Claudete Rauen conta: “Neste ano estão diante de nós dois acontecimentos importantes: a celebração dos 75 anos da primeira visita do nosso Pai e Fundador ao Brasil e os 75 anos do nosso ideal e missão Tabor. Ajudar a nossa Família a celebrar, vivenciar e assumir a missão é o centro da nossa reflexão e trabalho neste ano”.
Olhando para 2022, ano jubilar do ideal nacional, Ir. M. Claudete conta qual seu desejo: “Espero que neste ano, como Família de Schoenstatt, possamos alcançar o desafio proposto pelo Pe. Kentenich quando nos visitou no ano de 1947: ‘um abrasador amor a Cristo’, já que a pessoa de Cristo é o cerne, o núcleo da nossa missão Tabor”.