Com esse projeto o prisioneiro n° 29.392 passa a ter identidade na história de Dachau: José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt
Karen Bueno – No ano de 2019, em 22 de outubro, o nome do Pe. José Kentenich foi finalmente adicionado ao livro de memórias do campo de concentração de Dachau. Até então, constava no livro apenas seu número de prisioneiro: 29.392.
Esse fato se deve ao projeto “Nomes em vez de números” (Namen statt Nummern), desenvolvido para resgatar a memória dos prisioneiros que passaram pelo campo de concentração (mais de 188 mil pessoas).
Como se conhece sobre a história, cada prisioneiro que chegava ao campo recebia um número tatuado sobre a pele. Esta sequência numérica tornava-se a identidade da pessoa: ela já não tinha nome ou endereço, deixava de ser alguém, era apenas um número.
O objetivo do projeto, como o próprio título indica, é evidenciar “nomes em vez de números”, é contar a história de vida dessas pessoas que por ali passaram.
O que é o livro de memórias?
O livro de memórias é uma coleção de biografias dos ex-prisioneiros do campo de concentração de Dachau.
Ele é escrito por voluntários que pesquisam traços e coletam documentos e fotos. Usando informações de várias fontes, literaturas sobre eventos históricos e lembranças de sobreviventes ou parentes, eles reconstroem a história de vida dessas pessoas. Assim, os indivíduos não desaparecem atrás dos números, como vítimas anônimas, mas dão testemunho de um episódio doloroso e real na história da humanidade.
Cada prisioneiro tem direito a quatro páginas – chamadas “folhas de memória” – com um design individual expressando sua identidade.
As “folhas de memória” ficam expostas na Igreja Evangélica da Reconciliação, no campo de concentração de Dachau. Uma tela de leitura digital permite que as páginas sejam visualizadas e lidas. A cada ano, em 22 de março, novas contribuições são apresentadas publicamente e adicionadas ao livro de memórias.
Você também pode ver!
As páginas também estão disponíveis na internet, pelo site: gedaechtnisbuch.org
Para pesquisar os prisioneiros você clica, no menu, sobre a letra do sobrenome do prisioneiro. Por exemplo: para ver a página dedicada ao Pe. José Kentenich você clica na letra “K”, de Kentenich.
Além do Fundador, também há “folhas de memória” de outros prisioneiros schoenstattianos, como o Pe. Albert Eise, o Beato Pe. Karl Leisner, o Dr. Friedrich Kühr e o Beato Pe. Alojs Andritzki.
Acesse o livro e o site do projeto: gedaechtnisbuch.org
Veja as “folhas de memória” dos prisioneiros schoenstattianos:
Com informações de s-ms.org e gedaechtnisbuch.org
Como encontrar a página em português sobre os heróis?
Olá Maria Ângela, infelizmente as “folhas de memória” dos herois não foram traduzidas, somente a do Pe. Kentenich.