Um tempo de vida em comunidade e de reacender o ardor apostólico
João e Maria Inês Faro – Como tradicionalmente acontece no início de cada novo ano, de 8 a 11 de janeiro de 2022 realizou-se a Jornada Anual do Instituto de Famílias de Schoenstatt da Região Brasileira. O encontro aconteceu de forma híbrida, ou seja, presencial para as famílias que puderam viajar até Londrina/PR, e, ao mesmo tempo, com participação virtual de todas as demais que não puderam estar presentes.
A jornada foi realizada na Casa Emaús, que pertence à Cúria Diocesana de Londrina/PR, e mostrou-se um desafio em muitos sentidos, especialmente com a chegada da nova variante Ômicron, que contaminou muitas pessoas às vésperas do evento. Por esse motivo, a presença física de participantes foi prejudicada, mas a participação virtual demonstrou a importância que a comunidade brasileira sempre dá a esse momento tão forte de cultivo de vínculos entre todos os cursos, vivência comunitária, santas missas diárias, vivências com os filhos, momentos de adoração a Jesus Eucarístico, os terços, etc.
A jornada anual é esquematizada de tal forma que, no seu decorrer, há tempo reservado para relatórios das diversas comissões que atuam no seio da comunidade. Assim, no primeiro dia tivemos a orientação de como seria a contribuição ao Capital de Graças durante a jornada, o que motiva a todos puxando a aspiração para cima: tudo ofertamos à Mãe, dores e alegrias, sucessos e contratempos, chuva, sol e tudo o mais que a Divina Providência permitir.
O Pe. Marcel Mouras, assistente espiritual do Instituto de Famílias, desenvolveu uma reflexão sobre o lema do ano da Comunidade Internacional. Houve, em seguida, um momento reservado à Comissão Wollgrass, responsável pela celebração do centenário de matrimônio do casal Kuhr (saiba mais). Tudo isso foi seguido por um momento de adoração no Santuário de Londrina, transmitido à comunidade internacional. Ainda nesse primeiro dia houve a apresentação da vida que circula na Comissão de Vocações e na Equipe de Comunicação.
No segundo dia, pela manhã, tivemos a continuidade do tema com o Pe. Marcel e também um tempo reservado à Direção Geral, com a condução virtual da família superiora geral, Patricia e Jose Antonio Kostner. À tarde houve atividades com os filhos e tempo reservado para a apresentação do tema “Caminho Sinodal” e rápida exposição dos trabalhos da comissão de Formação Permanente. À noite, como conclusão, realizou-se na capela uma serenata à Mãe de Deus com a participação alegre dos jovens, adolescentes e crianças, acompanhados pelos seus instrumentos musicais.
No terceiro dia houve a continuação da reflexão em torno do lema do ano e, logo depois do almoço, a saída em peregrinação rumo a Maringá/PR, cidade onde o Instituto de Famílias é o portador jurídico de um terreno no qual, futuramente, aspira-se a construção de um novo Santuário Filial de Schoenstatt. Ali, as famílias do Instituto foram recebidas de forma alegre e fraterna por representantes da Família de Schoenstatt local, passearam pelo terreno, passando pela capela histórica, depois a ermida e o local onde está demarcado o futuro santuário; no grande salão foi celebrada a Santa Missa. Após vivências tão marcantes, houve o retorno para Londrina.
E assim chegou a quarto e último dia da jornada, com apresentação de relatórios internos, as palavras finais e avisos. A conclusão da jornada aconteceu com a Santa Missa.
Vale destacar que, paralelamente à Jornada Anual, aconteceram também os encontros dos noviços da comunidade e de membros em período de terciado e rumo à consagração perpétua.
Dessa forma, reanimados pela vivência comunitária “diferente” em tempos de pandemia, olhamos para o futuro encarando com confiança o que Deus reserva para o Instituto de Famílias em 2022, conduzidos pela estrela-guia do lema anual/2022: “COR UNUM, FAMILIAS ALEGRES E AUDAZES, PORTADORAS DE CRISTO”!