O vademecum e os demais materiais chegam para ajudar as dioceses e grupos da Igreja na organização dos encontros locais
O Encontro Mundial das Famílias de junho de 2022 será, conforme estabelecido pelo Papa Francisco, “multicêntrico e difuso”. Cada diocese é, portanto, chamada a organizar eventos, reflexões e momentos de oração para coincidir com o encontro em Roma. E para fazer isso da melhor maneira possível, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e a Diocese de Roma, que organizam o evento, prepararam um kit pastoral, disponível no site https://www.romefamily2022.com/pt/wmof-diocesi/
“Este vademecum – explicam – destina-se a ajudar as Igrejas particulares responsáveis pela organização dos encontros locais. Cada diocese/paróquia pode se inspirar nas indicações oferecidas neste kit pastoral, mas com a liberdade de adaptar as iniciativas ao contexto cultural local e às suas necessidades pastorais próprias. O objetivo eclesial é criar um evento global, que tenha o rosto particular de cada comunidade”.
O vademecum recolhe os links úteis, relembra os materiais presentes online e descarregáveis gratuitamente, como o logotipo, as catequeses, os vídeos. E fornece alguns conselhos úteis para as dioceses. “Para a organização do evento – lê-se –, sugerimos que cada diocese constitua uma equipe pastoral dedicada a isso, suficientemente grande e não limitada a um só casal. Será uma oportunidade para acolher, sempre que possível, as propostas que vêm dos cônjuges, que conhecem as realidades locais das famílias”.
Também é possível organizar eventos ao nível de várias dioceses, ou ao redor de um santuário. Os promotores também sugerem a organização de encontros noturnos durante a semana do Encontro de Roma, ou encontros pastorais no fim de semana para facilitar as famílias que trabalham durante a semana. Talvez inspirando-se nas conferências e painéis que serão propostos durante o congresso pastoral: “Igreja doméstica e sinodalidade”, “O amor familiar: maravilhoso e frágil”, “Identidade e missão da família cristã”, “O catecumenato matrimonial”, “Família caminho de santidade”.
O objetivo, em essência, é que, de 22 a 26 de junho de 2022, cada diocese coloque as famílias no centro da atenção pastoral, realizando atividades que reflitam o tema do Encontro Mundial. Uma espécie de “Semana da Família” em união com famílias e dioceses de todo o mundo, usando criatividade e valorizando as peculiaridades de cada território.
Fonte: laityfamilylife.va