Ir. M. Clades, do Instituto das Irmãs de Maria, é eleita para o Conselho Econômico
A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) realizou dos dias 11 a 13 de fevereiro de 2022 a XXV Assembleia Geral Ordinária e Eletiva em Ipiranga, São Paulo/SP, com o tema “Vida Consagrada Secular, Sustentada pela: Palavra, Pão, Caridade e Missão” e o lema “Levanta-te e come, o caminho é longo” (1RS 19,7).
Esta XXV Assembleia aconteceu nas modalidades presencial e online em atendimento às normas sanitárias e seguindo as orientações da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Participaram 73 membros de 34 comunidades. Dos Institutos Seculares de Schoenstatt participaram as Irmãs de Maria: Ir. M. Margarete Gonçalves, Ir. M. Floriza Kazue Okuda e Ir. M. Clades Schwengber.
O tema central foi apresentado por Dom Hugo Cavalcante, monge beneditino, canonista e assessor da CNISB. E a eleição teve a condução do representante da CNBB, Pe. João Candido da Silva Neto, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC).
Apresentado e aprovado o Regimento da Assembleia, foram recapitulados os caminhos percorridos e os trabalhos realizados nos últimos anos pelo Conselho junto à Igreja no Brasil, no quadriênio 2017-2021.
E como preconiza o estatuto dessa Conferência Nacional, a Assembleia elegeu seu novo Conselho Executivo e Econômico, assim composto para o quadriênio de 2022-2025:
Presidente: Moema Muricy Rodrigues, do Instituto Secular Murialdo;
Vice-Presidente: Aparecida Guadalupe Cafaro, do Instituto Secular Pequena Família Franciscana;
1ª Secretária: Carla Denise Maia da Costa, do Instituto Secular Vinculum Caritatis;
2ª Secretária: Suzana Portela de Sousa, do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Cristo;
1ª Tesoureira: Nédina Nilo de Assis, do Instituto de Missionárias Seculares;
2ª Tesoureira: Graciula dos Santos Gonzaga, do Instituto Secular das Cooperadoras da Família;
1ª Conselheira: Nelma Nasaré de Assis, do Instituto Secular Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus;
2ª Conselheira: Railda de Lourdes Dias, do Instituto Secular Pequena Família Franciscana;
1º Conselheiro Econômico: Marcos de Paiva Silva, do Instituto Secular Pio X;
2º Conselheiro Econômico: Clades Maria Schwengber, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt;
3º Conselheiro Econômico: Zilda Barbosa Santos, do Instituto Secular São Miguel Arcanjo.
No último dia da Assembleia foi apresentado e aprovado o projeto da CNISB solidário à Missão Ad Gentes com a diocese de Pemba/Moçambique. Também foram apontados o próximo Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe, que será sediado no Brasil em 2023, e a próxima Assembleia CNISB em 2024.
Qual o papel do Conselho Econômico?
A Ir. M. Clades, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, que atualmente é assessora do Movimento em Brasília/DF, assume o papel de conselheira econômica. Mas, o que isso significa?
Segundo o Art. 20 do regimento, compete ao Conselho Econômico reunir-se com o Conselho Executivo e elaborar o orçamento da receita e de despesas para o próximo exercício. Suas tarefas específicas são: orientar a aplicação dos recursos financeiros da Conferência, de acordo com as determinações da Assembleia. Acompanhar a movimentação econômica por meio de relatórios do(a) Tesoureiro(a). E incentivar os Institutos para que mantenham a corresponsabilidade e o dever de contribuir com a CNIS.
Fonte: cnbb.org.br, com edições e acréscimos