Secretariado de Atibaia abre o ano com Coordenadores e Equipes Diocesanas da Mãe Peregrina reunidos
Juliana Dorigo – A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, vinculada ao Secretariado de Atibaia/SP, inicia a sua missão em 2022 com o Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas. Cerca de 86 pessoas se reuniram no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, no último final de semana de 18 a 20 de fevereiro de 2022. Os coordenadores e suas equipes chegaram no final da tarde de sexta-feira (18/02) e participaram da Missa com a Renovação da Aliança de Amor.
As atividades do Encontro iniciaram no sábado pela manhã, com a oração de abertura. Em seguida aconteceu a palestra “João Pozzobon: o filho do Tabor”, que foi ministrada pelo Pe. Gustavo Crespo, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt e vice-postulador da Causa de Beatificação de João Luiz Pozzobon. Pe. Gustavo falou sobre o vínculo que o Servo de Deus tinha com o Santuário e como a espiritualidade de Schoenstatt o ajudava a caminhar em sua missão. Em seguida, os coordenadores tiveram um momento de aprofundamento da palestra com a reflexão: “Como João Pozzobon reflete em nossa vida hoje?”
A coordenadora Magda Iora Marques de Almeida, do Rio de Janeiro/RJ, ressalta o que mais chamou a atenção neste Encontro: “Transfigurar é uma responsabilidade para nós; [responsabilidade] de procurar caminhar mais, ter a atitude de ir até o próximo. [Chamou-me a atenção] esse transfigurar, a gente poder se mostrar para o outro na presença de Jesus. O tema deste ano vai contribuir com a entrega, principalmente por conta da pandemia, às pessoas que passaram por momentos difíceis e perderam entes queridos. Vai ajudar a compreender melhor o Capital de Graças”.
Homenagem aos eternos missionários
Os missionários que faleceram nos últimos dois anos também foram lembrados com uma singela homenagem. Aqueles que se dedicaram à missão da Mãe Três Vezes Admirável formaram o mural dos “eternos missionários”, na entrada do auditório.
O casal de coordenadores Jucelia Fabiola Argenton e Almir Gehlen, de Campo Grande/ MS, comenta sobre a primeira participação em um Encontro Diocesano: “Estamos pegando muitas experiências, aproveitando o máximo para poder pôr o trabalho em prática e divulgar a Campanha e Schoenstatt em nossa diocese. Estamos empolgados por poder vivenciar a partilha com outros coordenadores. O que vamos levar do Encontro e que tocou o nosso coração é o Santuário, transformar esse vínculo [com o Santuário] em um ardor para todos os missionários.”
Transfigurar a realidade com a Mãe Peregrina
Na parte da tarde, as atividades foram retomadas com a palestra: “Transfigura hoje a realidade da Campanha da Mãe Peregrina”, que foi ministrada pela Ir. M. Márcia Silva, falando sobre a transformação que a Campanha é capaz de realizar nos tempos atuais, mesmo em meio a dificuldades e desafios. Logo após, os participantes realizaram um momento de partilha e trabalho em grupo. O dia foi finalizado com a Adoração “Momento Tabor”, no Santuário.
Representante de Cornélio Procópio/PR, Mônica Elaine Manichi Marcon comenta sobre a contribuição do encontro para o trabalho com os missionários e famílias: “Estamos discutindo vários assuntos e algumas coisas, infelizmente, sobre a pandemia. Queremos, em nossa diocese, nos aproximar da juventude. O tema deste ano será muito interessante para reavivar o ardor missionário.”
“Agora tens a melhor ocasião! Transfigura hoje a realidade!”
No último dia do Encontro, os coordenadores e suas equipes iniciaram a manhã do domingo participando da Santa Missa. Em seguida, a Ir. Ana Maria dos Santos Lima ministrou a palestra “Agora tens a melhor ocasião! Transfigura hoje a realidade!”, falando sobre o tema que a Campanha vai trabalhar com os missionários e famílias neste ano.
Ir. Ana Maria ressaltou que cada um é instrumento de trabalho para chegar até as famílias, frutos de uma sinodalidade. “A pandemia nos colocou diante de novos desafios e o Santuário e a Aliança de Amor são a fonte e o alicerce que nos sustentam. Queremos ver nesta pandemia a nossa grande chance de santificação.”
Emoção, despedida e uma nova missão
A palestra também marcou um momento de grande emoção, quando oficialmente a Ir. Ana Maria entregou a missão da coordenação do Secretariado para a Ir. M. Márcia Silva. Emocionada, ela agradeceu aos coordenadores, às Irmãs de Maria assessoras e aos colaboradores do Secretariado pelo empenho frente à Campanha da Mãe Peregrina.
“Vivenciamos juntos o jubileu de 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina, mas também uma pandemia que deixa marcas negativas, mas positivas dentro de cada um e de nós. De um lado, as imagens foram recolhidas às casas dos missionários, em pleno jubileu. Doeu, e como doeu. Porém, por outro lado, vibramos porque percebemos que a Campanha encontrou outros caminhos para levar as graças do Santuário. Quantos foram os missionários que aprenderam a usar a tecnologia para mandar um recado para as famílias: ‘hoje a Mãe de Deus está na sua casa’. Escutei muitos testemunhos de famílias que disseram que a pandemia os aproximou dos missionários. Temos muitos frutos e, agora, a melhor ocasião para fazer a diferença com o nosso trabalho, seja na família ou na diocese. (…) Temos agora a melhor ocasião, por todo apoio em conjunto: é nada sem nós, nada sem vocês. (…) Na Aliança de Amor nós estamos unidos e seguimos juntos com João Pozzobon empenhando todas as nossas forças para salvar as famílias. Agora temos a melhor ocasião! Deus lhes pague”.
Após a palestra os coordenadores e suas equipes apresentaram a conclusão de seus trabalhos, definindo metas para 2022. O encontro foi encerrado com a oração de envio no Santuário, partindo com as graças do Santuário para transfigurar com a Mãe Peregrina as suas comunidades em suas diferentes realidades.
Fonte: maeperegrina.org.br