Com o tema “Terço dos Homens: caminhar com Maria para viver e crescer em comunidade”
Karen Bueno – Após um ano sem acontecer de forma presencial, a Romaria do Terço dos Homens volta a reunir diversos grupos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Em sua XIV edição, a peregrinação aconteceu de forma híbrida: presencial e transmitida ao vivo para todos os que não puderam estar. Diversos grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) estiveram presentes, como acontece anualmente e como se pode ver em muitas imagens.
“Como é o primeiro ano que está acontecendo a romaria aberta, após a pandemia, então o número de peregrinos ainda é bastante baixo e tem uma diferença muito grande dos anos normais com o tempo de hoje”, explica o Pe. Vandemir Meister, assessor nacional do THMR. Mesmo assim, a participação é significativa e traz novo entusiasmo aos participantes.
O Sr. Adalício Oliveira da Silva, da Paróquia de Todos os Santos, de Feira de Santana/BA, participa pela quarta vez da romaria e conta: “Mesmo depois da pandemia, tem muitos homens – e muitos ainda estão chegando. É uma coisa de Deus”. Segundo Adalício, essa peregrinação de 2022 é ainda mais especial em sua vida: “Vim também para agradecer a Mãe, porque eu estive 21 dias internado com covid. Aos pés dela, ontem, quando agradeci, chorei e pedi para essa pandemia terminar e para que tenham mais homens aqui, como tinha há dois anos. Já é o quarto ano consecutivo que eu participo e espero que no próximo ano eu esteja aqui novamente”.
A esposa de Adalício, Sra. Jane Cristina Damasceno da Silva, acompanha a romaria do Terço dos Homens pela primeira vez e comenta: “Eu acho que ela é uma coisa divina. Desejo que o Espírito Santo de Deus possa conduzir cada vez mais as pessoas que programam esse evento”.
Abertura e vigília de oração
A XIV Romaria aconteceu do dia 18 ao dia 20 de fevereiro de 2022. Os homens foram acolhidos, abrindo a programação, na Basílica Histórica de Aparecida e em seguida participaram de uma procissão luminosa, pela passarela, até o Santuário Nacional.
A Missa de Abertura foi presidida, na sexta-feira à noite, por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora/MG e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens.
Em sua homilia, Dom Gil inspirou-se no tema da Romaria ao dizer: “A oração do Terço dos Homens é uma oração de comunidade. Nós devemos levar essa união do terço para a comunidade. Jesus nos ensinou a viver com amor. Quem não vive com amor, não vive em comunidade”.
Também salientou: “O terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o terço está com os olhos fixos em Jesus, como os olhos de Maria estiveram sempre fixo em Cristo. Quem está com os olhos em Jesus sabe viver, sabe enfrentar os problemas, sabe enfrentar as tragédias”.
Durante a noite houve adoração ao Santíssimo, que se estendeu por toda a madrugada, com o revezamento dos grupos.
Subindo ao Tabor
O sábado começou com programação logo cedo, já às 6 horas, com a acolhida na Basílica nacional. A primeira celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por muitos sacerdotes e por Dom Gil Antônio Moreira.
Baseado no evangelho do Tabor, Dom Gil retomou, na homilia, a frase de Pedro “Aqui é bom estar”, salientando que é preciso descer da montanha e ser missionário no mundo. Cristo “levou ao Tabor uma pequena comunidade. E lá Jesus se transfigurou e mostrou uma outra comunidade: a comunidade do céu. No alto do Tabor eles estavam felizes e falavam como nós hoje: como é bom estar aqui. Sabemos que depois vamos voltar para a vida comum, vamos encontrar desafios e problemas, mas sabemos que não estamos sozinhos, Jesus está conosco”.
O bispo ressaltou o espírito de comunidade e trouxe dicas práticas para se cultivar os vínculos: “Homens do terço não falam da vida alheia. […] uma palavra mal falada pode destruir uma comunidade”, exemplificou.
Dom Gil convidou a inspirar-se na Mãe de Deus e “olhar sempre para Jesus, pois ele nos ensina que os sofrimentos passam, que a vitória virá e que a vida não termina aqui”.
Durante a tarde houve reflexão sobre o tema do encontro, com o Pe. Mauro Vilela, e um momento muito aguardado: o Terço e a Consagração a Nossa Senhora.
Envio em missão
Para encerrar a programação da XIV Romaria, a missa de envio, no domingo, foi presidida por Dom Orlando Brandes e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira.
O bispo referencial da CNBB mencionou que estará no Santuário de Schoenstatt de Olinda/Recife, nos dia 5 e 6 de março, para celebrar os 25 anos do Terço dos Homens, neste local de onde se deu a expansão do THMR para todo o Brasil.
Para mais informações sobre o Terço dos Homens acesse: tercodoshomens.org.br