O bispo diocesano abençoa a construção da Ermida da MTA
Carlos Cesar Nanci – A Família de Schoenstatt da Diocese de Presidente Prudente/SP esteve reunida no Centro Diocesano de Formação no último domingo, 20 de fevereiro de 2022, para a Abertura do Ano. Inicia-se, assim, o caminho a ser percorrido para desenvolver as atividades apostólicas no decorrer deste ano em que Schoenstatt celebra os 75 anos do Ideal Tabor no Brasil.
O local estava repleto dos filhos de Schoenstatt que chegaram das cidades de Caiabu/SP, Indiana/SP, Presidente Venceslau/SP, Sandovalina/SP e Presidente Prudente. Unidos pela Aliança de Amor, exalavam gratidão por poderem estar reunidos, após dois anos de isolamento social, em virtude da pandemia de Covid-19.
Num clima de gratidão e de “novo normal”, o dia iniciou com o café da manhã, servido em kits individuais, seguindo os protocolos de segurança.
Mãos à obra
Em um primeiro momento, a Ir. M. Patrícia Ferreira Lemes, assessora da Liga de Famílias, falou sobre o lema deste ano “Família Tabor, transfigura hoje a realidade” e sobre a Taborfest III, momento especial que acontecerá nos dias 20 e 21 de abril (saiba mais).
A Ir. M. Patrícia conduziu uma reflexão sobre os símbolos da Taborfest: a Cruz da Unidade, “onde Nossa Senhora olha para seu Filho como o Filho obediente ao Pai, que nos ensina que a Glória também percorre o caminho do sacrifício”; e a Lâmpada da Missão, que simboliza o fogo do amor à missão.
A assessora também levou todos a refletirem sobre a conquista da Ermida na Diocese, que é uma corrente de vida local da Família de Schoenstatt. Ela está em fase de construção e fica nos fundos da Cúria Diocesana. Neste lugar sagrado, segundo a Ir. M. Patricia, “poderemos nos entregar profundamente à vivencia do Ideal Tabor”. Ao final deste momento, todos cantaram juntos o jingle da Taborfest III.
Tempo de trabalho e de conquistas
O assessor da Liga de Famílias do Paraná, Pe. Clodoaldo Kamimura, aprofundou o significado da Cruz da Unidade, falou sobre a importância do Capital de Graças e deixou a seguinte indagação: como cada ramo de nossa diocese poderá oferecer um tijolinho espiritual na conquista da Ermida?
Encerrando esse momento de palestras, o jovem Nicolas Fachiano Engel, líder de ramo da Juventude Masculina de Schoenstatt, rezou a Oração da Aliança, renovando o compromisso selado com a MTA.
A manhã de encontro teve como ápice e enceramento a Santa Missa de envio, presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, e concelebrada pelo assistente eclesiástico do Movimento, Pe. Éverton Aparecido da Silva. A bênção final e o envio foram no local da construção da Ermida da Mãe, que está sendo conquistada por toda a Família diocesana.
Nesse espírito de gratidão, esperança e ardor pela missão, a Família de Schoenstatt dá mais um passo, de muitos que pretende dar, em busca de viver sua fidelidade à Aliança de Amor e ao ideal Tabor, transfigurando hoje a realidade.