Roberto e Valéria Bueno – O período quaresmal, iniciado na quarta-feira de cinzas, marca também o início da Campanha da Fraternidade 2022, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o Tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26:
“Fala com sabedoria, ensina com amor”.
Vemos no lema que é também um convite, um chamado à todos os cristãos e não cristãos, para promover o diálogo fraterno, pautado e inspirado na busca por uma sociedade mais justa e humana, pois ensinar tem sua raiz fundamentada no Deus que é amor.
É próprio do ser humano ensinar, sejam os pais para com seus filhos, sejam os professores para com seus alunos. Está no cerne de toda a sociedade a promoção de uma educação para a cidadania e para a paz. Tanto mais hoje, quando o mundo clama por diálogo na busca por uma solução pacífica nos países da Rússia e da Ucrânia, há mais de uma semana em conflitos armados, a ponto iminente de uma 3ª guerra mundial.
A educação é o pilar da paz
“A educação é o pilar da paz e, por isso mesmo, precisa receber sempre mais investimento significativo de todos, governantes, empreendedores, instituições, segmentos todos. Por isso mesmo a CNBB, promovendo a Campanha da Fraternidade, busca fomentar a participação de todos no fortalecimento do campo educacional, iluminar compreensões, despertar comprometimentos e a convicção de que o tempo novo na sociedade se constrói e se sustenta através da prioridade da educação integral e qualificada”, conforme pronunciou na abertura oficial da CF, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB.
O caminho para a santidade passa pela educação
Nosso movimento de Schoenstatt se insere na Campanha da Fraternidade deste ano de 2022, uma vez que somos um movimento de educação, temos uma pedagogia própria inspirada por Deus e desenvolvida por nosso Fundador Pe. José Kentenich. Ele nos ensinou que o caminho da santidade passa pela educação; em Schoenstatt vivida como auto educação, via da liberdade interior e encontro com Deus.
Vivenciamos com alegria a Campanha da Fraternidade e procuremos contribuir por meio da herança e ensinamentos deixados por nosso Fundador Pe. Kentenich.
Todos os anos, sua santidade, o Papa Francisco, envia uma mensagem especial conclamando a todos os brasileiros que o Tempo Quaresmal seja uma ocasião de verdadeira conversão e que as sementes lançadas ao longo deste caminho frutifiquem “em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade”. A CF 2022, para o Papa, é oportunidade para “reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo”.
Saibamos corresponder ao chamado e viver esse tempo quaresmal assumindo nosso compromisso de sermos verdadeiros promotores da justiça e da paz, ensinando com amor.
– – – – – –
Roberto e Valéria Bueno pertencem a União de Famílias de Schoenstatt, no Brasil